Memória Titulo Memória
Ribeirão Pires, um aniversário com Ruy Barbosa

Ribeirão Pires, mire-se no exemplo das mulheres de Atenas...

Por Ademir Medici
19/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Ribeirão Pires, mire-se no exemplo das mulheres de Atenas, isto é, no exemplo das outras cidades do Grande ABC. Todas são excelentes amostra do que deve ser evitado em matéria de (des) urbanização, principalmente para a única delas que ainda consegue manter alguns traços de seu primitivo encanto e naturalidade.”

Virginia Pezzolo, Diário, 1985

“Quanto tempo mais Ribeirão Pires resistirá? Os olhos do futuro contemplarão a harmoniosa composição das flores e das árvores?”

Guido Fidelis, Diário, 1985

Neste aniversário de Ribeirão Pires, uma notícia localizada pelo professor José de Souza Martins no jornal O Estado de S. Paulo, na véspera do Natal de 1909. Em campanha como candidato civil à Presidência da República, Ruy Barbosa esteve em Ribeirão Pires em 24-12-1909, foi homenageado, recebeu um ramalhete de flores naturais e, comovido, pronunciou algumas palavras em retribuição.

Ruy Barbosa já havia sido homenageado em Santos, ao embarcar em trem especial da São Paulo Railway. Até a Estação da Luz, onde recebeu novas homenagens, o candidato parou apenas na Estação de Ribeirão Pires. Passaria o Dia de Natal em São Paulo, descansando. Antes, visitou algumas livrarias na Capital. Dois dias depois, voltaria ao Rio de Janeiro.

Escreveu o Estadão:

- Na Estação de Ribeirão Pires, o dr. Ruy Barbosa foi surpreendido com uma carinhosa manifestação por parte dos habitantes dessa florescente localidade.

- Uma comissão composta de Moyses Gomes, João Nunes de Moraes, José Rubim Cesar e Antonio Ferreira de Moraes, que havia convidado o povo, por meio de boletins, para aquela homenagem ao insigne patriota, cumprimentou o dr. Ruy Barbosa em nome do povo de Ribeirão Pires.

- Moyses Gomes pronunciou um pequeno, mas entusiasmado discurso, hipotecando ao dr. Ruy Barbosa a inteira solidariedade do povo de Ribeirão Pires.

NOTAS

- Exemplar do boletim convidando os moradores a recepcionarem Ruy Barbosa, 105 anos atrás, hoje seria uma relíquia à memória da cidade.

- Também seria precioso descobrir o original do telegrama enviado a Ruy Barbosa, diretamente de Santos, e endereçado à Estação de Paranapiacaba, tão logo o trem partiu:

“Do alto da serra do Cubatão, de onde contemplais os esplendores da terra paulista, recebei os nossos votos de admiração e respeito e com eles os nossos ardentes desejos pela vitória da liberal causa que representas.”

Assinam: coronel Joaquim Montenegro, presidente do Comitê Civilista, e dr. Salles Braga, correligionário de Santos.

- Por fim, o ramalhete de flores naturais. Trinta anos atrás, nesta data, o Diário publicou suplemento especial comemorativo ao aniversário de Ribeirão Pires. Título principal: “Aos 31 anos, Ribeirão investe nas flores e nos alimentos.”

Como teria sido o ramalhete ofertado a Ruy Barbosa, e que o deixou comovidíssimo, segundo a reportagem? Fica mais esta pauta à memória da cidade que aniversaria, e a ilustração de hoje, publicada na mesma edição de 19-3-1985.

Santos do dia

- José. Marido de Maria. Pai adotivo de Jesus. Carpinteiro. Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século 9, mas num crescendo não igual ao de outros santos.

- Quintila

- Apolônio

Jubileu Baeta Neves

Hoje, dia de São José. Missas às 9h, 15h e 19h, esta com procissão pelas ruas do bairro e um andor-surpresa a ser fotografado – pauta para o animador paroquiano, Gabriel Arcanjo Nogueira. Serão montadas barracas com iguarias diversas e o tradicional bolo de São José, o dia todo.

Amanhã começa o triduo comemorativo aos 60 anos de fundação da paróquia, a se encerrar no domingo.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 19 de março de 1985 – ano 27, nº 5777

Manchete – Governo (Sarney) congela financiamentos e contratações

- Tancredo interrompe tratamento para posse.

- Os boletins médicos lidos pelo porta-voz, jornalista Antonio Brito.

- Pazzianoto (Almir, novo ministro do Trabalho), em seu primeiro ato à frente da Pasta, reabilita sindicalistas cassados, entre os quais Lula e Meneguelli.

Ribeirão Pires – Desfile cívico-militar marca o 31º aniversário da emancipação da cidade, com saída da Praça Sabará, percorrendo as ruas da Colina, Avenida Francisco Monteiro, Boa Vista, Felicio Laurito, do Comércio e Padre Marco Simoni.

- Futebol: no Estádio Felício Laurito, à tarde, seleção de Ribeirão Pires e Grêmio Mauaense.

- Às 19h, missa solene na Matriz São José.

Música – Menudo leva o público ao delírio, no Bruno Daniel. Mais de 37 mil pessoas presentes. Movimento teve início na noite anterior ao show.

Em 19 de março de...

1895 – Murilo Coelho nasce em Mogi das Cruzes (SP). Foi vereador em São Bernardo no triênio 1923-1925.

1955 – Padre Lazaro Equini assume a Paróquia São José, em Baeta Neves, no dia da instalação da mesma pelo bispo dom Jorge.

- Morre Armando de Arruda Pereira, ex-vereador de São Bernardo, ex-prefeito de São Paulo e diretor da Cerâmica São Caetano.

1970 – Inaugurada rodovia estadual entre o Caminho do Mar e Mogi das Cruzes, a Rodovia Índio Tibiriçá, que corta a área de mananciais de vários municípios.

1975 – Inauguradas, em Ribeirão Pires, a ponte de Vila Sortino, do Camping Municipal, no Sítio Santo Antônio; e a sede da Administração de Ouro Fino Paulista.

Municípios Paulistas

- Hoje é feriado em Ribeirão Pires e mais: Arandú, Aspasia, Barra Bonita, Caiuá, Corumbataí, Cravinhos, Flora Rica, João Ramalho, Meridiano, Panorama, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Taiaçu e Vitória Brasil.

Hoje

- Dia da Escola

- Dia Nacional do Artesão

- Dia do Consertador

- Dia do Carpinteiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;