Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 25 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

PF deflagra 10ª fase da Lava Jato e Renato Duque é preso

ABr  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Outro alvo da etapa, batizada de 'Que país é esse',
é o doleiro Adir Assad, um dos maiores do Brasil



16/03/2015 | 07:36


Atualizada às 10h25

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 16, a décima fase da Operação Lava Jato. O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque foi preso, novamente, em sua casa no Rio de Janeiro e será levado para a Superintendência da PF em Curitiba ainda hoje. A PF também cumpre na casa dele mandado de busca e apreensão. Outro alvo desta fase é o doleiro Adir Assad, considerado um dos maiores do País. Operador de empreiteiras, ele já foi investigado em outra operação recente da PF.

Esta décima fase da Lava Jato foi batizada de "Que país é esse", frase usada por Duque após ele ser solto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) numa das fases anteriores da operação.

Delatores do esquema de corrupção na Petrobras disseram que o PT recebia propina sobre os contratos fechados na diretoria de Duque. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao pedir a abertura de inquérito para o STF também acolheu a tese de que parte dos valores dos contratos fechados com empreiteiras na área de Serviços financiava o partido da presidente Dilma Rousseff. O operador do esquema era o tesoureiro nacional da legenda, João Vaccari Neto.

Nesta fase, a PF investiga os crimes de fraude em licitação, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa e associação criminosa. A prisão de Duque é preventiva e não tem data para terminar.

Cerca de 40 policiais federais cumprem 18 mandados judiciais, dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, informa o site da PF.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;