Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que as pessoas usam óculos?
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


É preciso usar óculos quando passamos a enxergar as coisas embaçadas ou turvas. Quando sentimos dificuldade de ver as coisas, tanto para longe como para perto, é sinal de que algo está errado. Para corrigir esse problema devemos ir ao médico oftalmologista para consultá-lo sobre as complicações e verificar se é preciso recorrer aos óculos.

Outros sintomas que podem aparecer devido às dificuldades para se enxergar são a dor de cabeça, o cansaço ao redor dos olhos, olhos vermelhos no fim do dia, lacrimejamento excessivo (com lágrimas aparecendo em diversos momentos nos olhos) ou quando piscamos mais vezes do que é considerado comum.

Algumas vezes precisamos usar os óculos por outros motivos que podem não apresentar o borramento da visão. Nesse sentido, o exame com o oftalmologista deve ser realizado desde o nascimento, com frequência semestral (a cada seis meses) ou anual, de acordo com cada caso. Somente seu médico poderá examinar, diagnosticar e tratar as possíveis doenças oculares, bem como a necessidade ou não dos óculos.

Fazendo você e sua família as consultas de rotina, todos terão excelente saúde ocular e poderão enxergar e apreciar as coisas boas da vida. Os óculos estão aí para ajudar.

Problemas de visão podem aparecer desde o nascimento

As principais causas de necessidade de usar óculos são denominadas vícios de refração, que podem aparecer desde o nascimento ou serem adquiridas com o passar dos anos. 

Entre os problemas estão a miopia (dificuldade de enxergar para longe), hipermetropia (complicação de enxergar para perto e, dependendo da quantidade de grau, para longe também), astigmatismo (borramento e distorção da visão para longe e para perto ao mesmo tempo), presbiopia (é a vista cansada, que ocorre geralmente após os 40 anos, com embaçamento da visão para perto) e anisometropia (diferença de grau entre um olho e o outro).

Os óculos também são usados para tratar o estrabismo, nome oficial do popular ‘olho torto’. Essa alteração geralmente ocorre em crianças, que podem nascer com o problema ou adquirir durante a infância. Seu tratamento exige atenção especial, já que o desenvolvimento da nossa visão, ou seja, o que aprendemos a enxergar para toda vida, acontece até, aproximadamente, os 8 anos.

QUEM PERGUNTOU: Augusto Cardoso Oliveira e Silva, 11 anos, de Santo André, começou a usar óculos no fim do ano passado. “Estava com dificuldades para enxergar de longe. Agora melhorou muito”, explica o menino. "Mas preciso tirá-lo para fazer algumas atividades, como jogar bola.”

Consultoria de Rodrigo Angelucci, doutor e professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC.

CURIOSIDADES: Um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto, para umidificá-los e limpá-los.


A maioria das lentes dos óculos são feitas com vidros, cristais ou acrílicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;