Segundo pesquisas, o leite de alguns mamíferos(como a vaca e a cabra) já era utilizado na alimentação humana há cerca de 10 mil anos. No Egito Antigo, os faraós usavam o leite para alimentar seus herdeiros, acreditando que isto os deixaria mais fortes. De lá pra cá, o consumo se tornou extremamente popular e nos Estados Unidos por exemplo, se deve o aumento da altura média da população, ao uso contínuo de leite nos últimos dois séculos, em função das grandes quantidades de cálcio encontradas neste alimento.
O leite de vaca, que é o mais utilizado por adultos e crianças em todo o mundo, possui elementos importantes à alimentação humana como micro-nutrientes, aminoácidos e ácidos graxos. Contém ainda proteínas de alta qualidade e grande quantidade de cálcio, como já foi dito anteriormente. Também possui substâncias bioativas, como enzimas, e hormônios que ajudam no crescimento.
Estudos recentes feitos por especialistas americanos, constataram a importância em se utilizar o leite na primeira refeição do dia, o café da manhã. Segundo estes dados,a ingestão de leite desnatado ou semi-desnatado, principalmente quando é ingerido em conjunto com cereais, ajuda nos regimes de emagrecimento, pois contribui para a redução do consumo de calorias.
E por ser um alimento rico em cálcio e aminoácidos, o leite e seus derivados, como o iogurte e os queijos brancos magros, são alimentos fundamentais para pessoas idosas, que precisam aumentar a força da estrutura óssea do corpo, evitando assim o perigo de desenvolver a temida osteoporose.
Por Marco de Cardoso
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.