Economia Titulo
Grécia precisa fazer reformas antes de receber empréstimos, diz Dombrovskis
Por
09/03/2015 | 04:53
Compartilhar notícia


O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, reiterou em entrevista publicada nesta segunda-feira que a Grécia só receberá os empréstimos restantes de seu programa de ajuda quando cumprir seus compromissos de reformas.

Dombrovskis, que falou ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, antes de participar mais tarde de uma reunião do Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro -, disse que é necessário enfatizar uma questão: "Se é para o programa ser concluído com êxito, o governo (grego) terá de cumprir suas condições." Segundo Dombrovksis, "aparentemente", Atenas "ainda vê isso de forma diferente de nós".

Dombrovskis não quis comentar sobre a carta enviada pelo ministro de Finanças da Grécia, Yianis Varoufakis, ao Eurogrupo sobre planos de reforma de Atenas, embora tenha dito que "uma carta não faz muita diferença".

Parte do conteúdo da carta foi vazada e, entre outras coisas, Varoufakis propõe a contratação de turistas como inspetores fiscais temporários. O Financial Times divulgou, no fim de semana, que autoridades europeias "riram alto" ao lerem a proposta.

Uma vez que a implementação de reformas é prioridade, Dombrovskis não tinha grandes expectativas para o encontro do Eurogrupo.

"O programa foi estendido, a Grécia tem até o fim de abril para implementar as reformas e as instituições precisam monitorar os passos das reformas", disse ele. "É por isso que não espero uma decisão sobre a Grécia na reunião desta segunda-feira." Fonte: Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;