Memória Titulo Memória
Este professor estuda nossas primeiras casas
Por Ademir Medici
08/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC possui casas bandeiristas. A mais estudada é a que abriga o Museu Barão de Mauá. Uma segunda casa pode ser a que fica no interior do Clube da Ford, a Associação Recreativa Ford, em São Bernardo. Tivemos outras, que não soubemos preservar. Mas todas elas, as que sobreviveram e as que se foram, interessam, e muito, e estão sendo documentadas pelo professor Dalton Sala, que diz:

- Meu trabalho é, basicamente, preservar a memória de bens culturais que já se perderam ou estão em vias de se perder.

- Nesse momento estou compondo um arquivo digital de informações sobre casas bandeiristas: fotos, documentos, localização, entrevistas e tudo o mais que eu puder coletar.

- O objetivo é colocar esse arquivo digital na rede, para que as informações possam ficar ao alcance do maior número de pessoas.

- Essa foi a maneira que encontrei de trabalhar pela história de arquitetura colonial paulista.

- Acho que a memória e a história são pressupostos básicos para o exercício democrático da cidadania.

- História é conhecimento, memória é reconhecimento.

ENCONTRO CASUAL?

Vocês se lembram daquela série que publicamos aqui em Memória sobre os exercícios de guerra realizados em 1914 na área geográfica entre a Zona Sul de São Paulo e o Grande ABC? Ao descobrirmos as fotos no setor de obras raras da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, conhecemos, quase por acaso, o professor Dalton.

Dalton Sala nos falou do seu trabalho. Citou Mauá. E ficamos de fazer um passeio por São Bernardo, para que ele conhecesse a casa da Ford e o espaço onde existiu a casa da família Breda, no bairro Assunção.

A visita aconteceu há poucos dias, debaixo de uma chuvarada. Trocamos figurinhas. Falamos de outros espaços. Aprendemos muito com ele e ele com os Breda, que nos serviram um delicioso refresco de cambuci, além de muitas fotos das colônias da Linha Jurubatuba. É esse material que começamos a dividir com vocês, neste domingo de verão.

OUTRAS CASAS

Professor Dalton Sala tem, em sua pauta, outros exemplares imobiliários a serem investigados na região, entre os quais:

- Oratório, que deu nome à Fazenda Oratório, entre Mauá, Santo André e Zona Leste de São Paulo, no eixo da Estrada do Oratório, hoje adaptada para a passagem do sistema trólebus.

- Casa da Fazendinha, em Mauá, demolida para o alargamento da Avenida João Ramalho, que também pertenceu à Fazenda Oratório do passado.

- Capela dos jesuítas, em Diadema, que ficava na atual Avenida Padre Manoel da Nóbrega.

UM MESTRE

Dalton Sala é crítico de arte, curador de exposições, fotógrafo documentarista, realizador de documentários em vídeo digital e professor de História da Arte Colonial Brasileira.

É graduado e bacharel em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre em História da Arte e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Suas pesquisas o levaram a investigações pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Hungria e República Tcheca. Agora se concentra na região metropolitana de São Paulo e seus arredores. Isso o trouxe à velha Borda do Campo, o Grande ABC dos dias atuais.

Amanhã em Memória: um bate-papo com Dalton Sala

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 8 de março de 1985 – ano 27, nº 5768

Manchete – Mal começa, greve de canteiros é decretada ilegal

Mulheres – O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o Grande ABC. Inúmeras entidades específicas de mulheres ganham espaço, como em São Bernardo, com o Comitê de Mulheres, ou em Santo André, através da Associação das Mulheres.

São Bernardo – João Américo de Andrade Martins, secretário de Serviços Urbanos, vai à Câmara e declara: “Não há condições de retrocesso. A ampliação do Estádio Primeiro de Maio, em Vila Euclides, já é uma realidade”.

Em sessão que lotou o legislativo de esportistas, viam-se faixas como esta: “Sociedade Esportiva Vila Vivaldi confia na construção do estádio já.”

Em 8 de março de...

1915 – Ludovico Cimieri inaugura nova casa comercial ao lado da estação de Santo André, oferecendo aos convidados chopes, vinhos, licores, refrescos, sanduíches e doces. O estabelecimento ocupa prédio recentemente construído por Antonio Queiroz dos Santos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Explosão de um depósito de munições em Cernay.’

1930 – Resultados parciais computados das eleições à Presidência da República: Júlio Prestes, 958.351 votos; Getúlio Vargas, 759.328.

1970 – No programa Dalto Sobrinho, da Rádio Diário do Grande ABC, as presenças de Carlos Gonzaga, o primeiro ídolo da juventude, e Xenia Biar, do Canal 13; realizado mais um programa de calouros, Cuidado com o Farol, diretamente do Salão Paroquial da Boia Viagem.

1975 – Estreia na Rádio Diário do Grande ABC o Festival Infantil, com o professor Geraldo Franzé.

- Saab-Scania institui o Prêmio Scania de Jornalismo.

- Começa a Primeira Copa Infantil de Futebol, no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo, em uma promoção do Diário.

Hoje

- Dia Internacional da Mulher

- Dia Internacional da Cor

- Terceiro domingo da Quaresma

Santos do dia

- Santo João de Deus. Português. Fundou a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros.

- Herênia

- Filêmon 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;