Política Titulo Polêmica
Marinho pede mais tempo para explicar corte na merenda

Prefeito de S.Bernardo requer 30 dias adicionais para responder questionamentos do MP sobre redução da alimentação

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), pediu mais 30 dias ao Ministério Público para responder aos questionamentos feitos pelo promotor Jairo Edward de Luca sobre o corte na merenda para rede pública de ensino.

O prazo para apresentação de justificativas da medida adotada em fevereiro se encerrou nesta semana. A administração petista tinha um mês para apresentar, detalhadamente, os motivos que levaram à adoção da redução da distribuição de alimentos aos alunos do sistema municipal.

Além de pedir esclarecimentos à Prefeitura, o MP encaminhou a todas as escolas da rede pública ofício perguntando se concordam com a redução da merenda aos alunos. Boa parte dos diretores dos colégios já respondeu e defendeu o regresso da política anterior.

Até o ano passado, estudantes do período matutino tinham direito a café da manhã e lanche no intervalo das aulas. Para crianças do período vespertino, almoço e lanche estavam à disposição. Agora, apenas a refeição dos intervalos das aulas é servida. A medida afetou diretamente 80 mil alunos da pré-escola e Ensino Fundamental.

Ao MP, no fim do mês passado, Marinho alegou que a redução da merenda obedeceu a critério técnico, embasado em números, apontados por nutricionistas, visando diminuir índice de obesidade infantil. O petista também declarou que havia casos de desperdício de alimentos em algumas unidades de ensino. Embora afirme que não vai rever o plano, algumas escolas, principalmente no pós-balsa, retomaram a alimentação normal, com duas refeições oferecidas por período de estudo.

O vereador de oposição Pery Cartola (SD), que se reuniu na quarta-feira com o promotor Jairo Edward de Luca, disse estar otimista com relação à ação do MP. “Vi que não estamos sozinhos nesta briga. O Ministério Público tem se mostrado muito imparcial e atuante”, declarou o parlamentar, que, ao lado de outros vereadores de oposição, realiza visitas em colégios para colher depoimentos de pais de alunos e diretores sobre o corte na merenda. O pedido de investigação do caso, por exemplo, foi assinado pelo presidente do PPS municipal, vereador Julinho Fuzari.

É na Câmara que a população tem mostrado indignação com a decisão de Marinho e da secretária de Educação, Cleuza Repulho (PT), de reduzir a oferta de merenda nas escolas. Foram várias sessões em que munícipes estiveram presentes para protestar contra a medida. Até mesmo a base de sustentação do prefeito no Legislativo não escondeu o mal-estar causado pela opção de Marinho. Vereadores governistas, inclusive do PT, já pediram a revisão da decisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;