Economia Titulo
Fiesp: INA mostra recuperação do final do ano, mas não retomada de crescimento
02/03/2015 | 15:54
Compartilhar notícia


O desempenho da atividade industrial paulista em janeiro - que subiu 2,9% na comparação com dezembro, de acordo com o Indicador de Nível de Atividade (INA) - mostra uma leve recuperação das perdas acumuladas no final de 2014, mas não indica uma retomada de crescimento do setor, na avaliação do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

"Eu diria que a primeira reação é de certa alegria porque temos divulgado sempre números muito negativos", disse Francini. "A segunda (reação) é de relativizar isso. Uma parte expressiva do crescimento ocorrido em janeiro se deve ao fato de que o mês de dezembro foi anormalmente ruim", afirmou, em nota.

A expectativa de Francini é que a atividade industrial mantenha o desempenho fraco por conta do cenário macroeconômico desfavorável. "Não dá para nos basearmos neste resultado positivo para dizer que isto representa uma reversão da situação da indústria", destacou.

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, 2, pela Fiesp, apesar da alta na comparação com janeiro, o INA caiu 5,7% ante janeiro de 2014 e no acumulado dos 12 meses, na série sem ajuste sazonal, o indicador registra queda de 5,9%. Francini destaca que além do período de ajuste na economia, "a intensidade e duração da crise hídrica em São Paulo é uma grande dúvida" para o desempenho da indústria neste ano.

No campo das expectativas positivas, o diretor da Depecon cita a desvalorização do real como ajuda para as empresas exportadoras. "A desvalorização do real impulsiona, evidentemente, a atividade exportadora e também dá mais competitividade à produção doméstica versus o produto importado. Isso é uma coisa positiva dentro do quadro recente", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;