Setecidades Titulo
Diadema vai ter uma unidade da Fatec
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
02/06/2005 | 08:00
Compartilhar notícia


Após anos de negociação, Diadema finalmente terá uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia). O prédio será erguido no bairro Campanário, em um terreno de 5 mil m² localizado na avenida Santa Cruz. A área, avaliada em R$ 200 mil, pertence a Papaiz e será doada nesta sexta para o governo do Estado. Nas próximas semanas deve ser definida a grade de cursos que será oferecida pela nova Fatec. Por enquanto, um dos mais cotados é o de cosmetologia – que iria habilitar profissionais para trabalhar no Pólo de Cosméticos de Diadema.

Formado por 92 empresas do setor, o pólo emprega 11 mil profissionais. Para se ter idéia da importância do grupo dentro do mercado de cosméticos, 30% de toda produção do país sai de Diadema. Outros cursos que podem ser oferecidos pela nova Fatec são os de autopeças, gráfico e exportação e desenvolvimento de projetos. A definição ainda depende de reuniões entre Estado, município e empresariado. Um dos problemas que podem travar a negociação é o fato de que esses cursos não são oferecidos hoje em nenhuma das 17 Fatecs do Estado.

Apesar disso, o governo não descarta a criação desses cursos para atender a demanda de Diadema. O processo, no entanto, é trabalhoso. Seria necessária a formatação pedagócica e curricular de cada uma das disciplinas – o que pode atrasar a inauguração da unidade. Se Diadema conseguir abranger todos cursos que pretende, terá a maior Fatec do Grande ABC, superando as unidades de São Bernardo e Mauá. As duas únicas unidades da região em operação oferecem hoje um só curso: informática com ênfase em gestão de negócios. O curso tem duração de três semestres e, assim como toda formação oferecida pela Fatec, é gratuito.

Outra indefinição que também poderá atrasar a abertura do processo seletivo diz respeito à construção do prédio que abrigará a unidade de Diadema. Pelo acordo selado entre Prefeitura e governo do Estado, o custo da obra fica a cargo do município. “Vamos tentar reverter esse ponto. Seria interessante que o Estado erguesse o prédio”, diz o secretário de Educação de Diadema José Antônio da Silva. O governo adianta que não possui dinheiro em caixa para arcar com a obra. O custo da construção ainda não foi definido. Depende da necessidade de espaço físico dos cursos da nova Fatec.

O terreno de 5 mil m² que será doado pela Papaiz possui um único prédio, com cerca de dez salas. Hoje, o espaço abriga uma creche que atende 150 crianças carentes entre 2 e 6 anos. O projeto é bancado em parceria entre a Prefeitura, a empresa e a comunidade do Jardim Inamar. “Por enquanto, ainda não sabemos para onde as crianças serão transferidas. Esse trabalho será feito com calma. Sem correria”, afirma a empresária Sandra Papaiz, proprietária da Papaiz e também secretária de Desenvolvimento Sustentável de Diadema.Segundo Sandra, ainda não foram estabelecidos cronogramas para a abertura da Fatec.

“Demos o primeiro passo com a disponibilidade do terreno, que era uma das exigências do Estado. Hoje, o processo ainda é embrionário. Há muito o que ser definido”, afirma Sandra. Tanto a Prefeitura de Diadema, quanto governo do Estado, no entanto, trabalham com a perspectiva de que as inscrições para o vestibular para a nova unidade sejam abertas no segundo semestre de 2006.

Sonho – Para a empresária Sandra Papaiz, a construção de uma Fatec em Diadema é a realização de um antigo sonho de seu pai, Luigi Papaiz, fundador da empresa que hoje ela dirige. “Essa será uma homenagem a ele, que se formou na Escola Técnica Salesiana, em Bologna, na Itália. Lembro que ele sempre me dizia que faltavam escolas técnicas em Diadema”, afirma Sandra. Luigi Papaiz morreu no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;