Política Titulo Diadema
Lauro costura primo no PSB para assegurar apoio em 2016

Articulação do prefeito tiraria Marcos Michels do PV com alvo de minar eventual adversário

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
15/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), traçou estratégia política de costurar ida de seu primo, o vereador licenciado e secretário de Educação, Marcos Michels (PV), para o PSB na tentativa de minar candidatura própria planejada pelo diretório municipal socialista ao Paço na eleição de 2016. O verde visa captá-los ao seu arco de alianças no projeto de reeleição.

A articulação está sendo tratada de maneira sigilosa, no entanto, comenta-se que o plano foi movimentado diretamente por Lauro após a legenda declarar que vai concorrer ao Executivo, indicando o nome do vereador Vaguinho do Conselho (PSB) como provável cabeça de chapa.

Inicialmente, o prefeito diademense buscou desconstruir a candidatura do PSB ao alegar acordo com o mandatário estadual da legenda, o vice-governador Márcio França. O verde citou que deixou de apoiar o correligionário Gilberto Natalini (PV) ao governo do Estado, em outubro, para aderir à campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), que se reelegeu tendo o socialista de vice. Agora, Lauro espera adesão das legendas para sua campanha do ano que vem.

A postura gerou polêmica e provocou repercussão no cenário político. O presidente municipal do PSB, Manoel José da Silva, o Adelson, refutou as afirmativas do chefe do Executivo, justificando não ter sido informado de qualquer acordo pela cúpula da sigla.

Segundo Adelson, o anúncio de Lauro “não faz sentido”. Ele assegura que posicionamentos de acordo não são firmados dessa forma no PSB. Outro político a se revoltar com o discurso do prefeito foi Vaguinho. O parlamentar garantiu que a legenda tem base sólida para sustentar candidatura até o fim do processo eleitoral e aproveitou para alfinetar o verde. “A única coisa que conheço que vem de cima para baixo é raio”, rebateu.

PANORAMA

A trajetória política do PSB de Diadema flutuou entre situação e oposição de maneira frequente. Em 2004 e 2008, depois de ensaiar candidatura própria à Prefeitura, desistiu por compor chapa com o PSDB. Em ambas as ocasiões, representado por José Augusto da Silva Ramos, atualmente secretário de Saúde de Lauro. Na época, a sigla acabou derrotada pelo PT, por José de Filippi Júnior e Mário Reali, respectivamente.

Já na eleição de 2012, os socialistas estavam ao lado dos petistas, que acabaram superados pelo atual prefeito.

Nos primeiros meses da gestão do verde, o PSB decidiu migrar para o bloco de sustentação, com Adelson sendo nomeado secretário de Segurança Alimentar. A aliança perdurou até meados do ano passado, quando houve rompimento por desacordo na composição de apoio à eleição aos cargos de deputado estadual e federal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;