Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 25 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Esportes

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Guatemala tem primeiras eleiçoes em tempos de paz


Do Diário do Grande ABC

07/11/1999 | 16:58


Mais de 4,5 milhoes de guatemaltecos foram convocados este domingo a comparecer às urnas para eleger um novo governo, nas primeiras eleiçoes gerais depois da assinatura dos Acordos de Paz, que há três anos, deram fim a uma longa guerra civil, cujas feridas ainda nao foram fechadas.

Os eleitores deverao escolher entre a opositora Frente Republicana Guatemalteca (FRG, direita), favorita nas pesquisas, o oficial Partido do Avanço Nacional (PAN, direita) e a esquerdista Aliança Nova Naçao (ANN), liderada pela ex-guerrilheira Unidade Revolucionária Nacional Guatemalteca. Apesar de outros oito partidos minoritários participarem do pleito, nenhum deles tem condiçoes de chegar à presidência.

Durante o dia deste domingo, o governo mobilizará 30 mil policiais e militares para garantir a segurança da eleiçao, que conta com mais de 500 observadores internacionais acompanhando o processo.

O favorito é o advogado e economista Alfonso Portillo (48 anos), da FRG, que esteve envolvido em um confuso episódio ocorrido há 17 anos, no México, quando teria se envolvido na morte de dois homens. O político sempre alegou legítima defesa e jamais respondeu à justiça. Grupos de direitos humanas também questionam a FRG porque seu secretário geral é o ex-general golpista Efraín Ríos Montt (1982-83), a quem se atribui crimes de lesa humanidade.

O novo governo da Guatemala herdará um país com um doloroso saldo de 200 mil mortos e desaparecidos durante os 36 anos de guerra civil e índices de 80% de pobreza, 46% de desemprego e um analfabetismo que chega a 32% (58% entre os povos indígenas).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;