Diarinho Titulo Você sabia...
Quer ficar sabichão?

Se você é curioso e curte fazer muitas perguntas, confira
aqui o resumo dos Tira-dúvidas publicados durante 2011

Por Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Tira-dúvidas de 2 de janeiro a 13 de fevereiro

 

O CASAL DE JOÃO-DE-BARRO primeiro escolhe o lugar em que construirá o ninho; em geral, galho grosso do qual pode ter boa visão das áreas ao redor da árvore. Para erguer a casinha, usa barro, cocô de gado, pelos de animais, capim e outros vegetais. Coleta tudo com o bico, aos pouquinhos, do solo. Macho e fêmea se revezam na tarefa. Às vezes, trabalham o dia inteiro (do amanhecer até o início da noite). Primeiro, fazem a base do ninho. Depois erguem as paredes e o teto. A casa é dividida em dois cômodos para impedir a passagem do vento e de predadores. O tempo de construção varia muito; pode durar uma semana ou pouco mais de um mês.

 

CHOVE mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com facilidade. Assim, formam-se nuvens gigantescas, chamadas Cumulonimbus. Quando estão muito carregadas, despejam a água sobre a terra. Além disso, nesta estação, os ventos trazem muita umidade da região amazônica até o Sudeste, o que também contribui para aumentar a ocorrência de chuvas.

 

PROTETOR SOLAR é fundamental para prevenir doenças de pele, como o câncer. Os mais branquinhos precisam de atenção redobrada, mas todos devem usá-lo. O protetor impede a passagem total da radiação do sol (chamada de ultravermelha), que é dividida em dois tipos: os raios UVA, que fazem muito mal e entram na camada mais profunda da pele, e os UVB, que atingem a superfície e causam vermelhidão. Tem de aplicar o produto com o fator de proteção solar correto, em quantidade suficiente para cobrir o corpo e meia hora antes de sair de casa.

 

PORQUINHO-DA-ÍNDIA não é parente do porco. É roedor da família da capivara. Também não vem da Índia, é encontrado na América do Sul. Acredita-se que ganhou o nome porque, no passado, os europeus chamavam as Américas de Índias Ocidentais, e o animal tem corpo que lembra o do suíno. Em inglês, chama-se guinea pig. Há quem diga que os navios ingleses, que levavam o mamífero para seu país, sempre faziam parada em Guiné, na África. Isso dava a impressão de que o bicho era de lá. Outra razão é que os marinheiros cobravam um guinéu (moeda da época) para vendê-lo.

 

A LÁGRIMA, a água do mar e o suor são praticamente iguais, pois possuem os mesmos componentes. Além da água, as principais substâncias químicas encontradas nos três são cloreto de sódio (sal de cozinha), potássio, magnésio e cálcio. No entanto, as quantidades de cada elemento são diferentes. A concentração de cloreto de sódio, por exemplo, é bem maior no mar. A semelhança entre o organismo humano e o oceano é mais um indício, segundo especialistas, de que a criatura da qual todos os animais da Terra descendem veio da água.

 

O PIOLHO é um pequeno inseto parasita (depende de outro ser para viver), que se alimenta de sangue e faz sua moradia entre cabelos e pelos. Os fios servem de esconderijo, oferecendo proteção e abrigo para os ovinhos, chamados lêndeas. Seu lugar preferido é a nuca, onde a pele é mais fina e fácil para sugar.

 

SORVETE e qualquer bebida gelada não devem ser ingeridos quando se está gripado ou com outras doenças, principalmente relacionadas ao aparelho respiratório. Consumi-los nessa situação pode diminuir as defesas do corpo, que já está fraquinho. No entanto, é importante saber que ninguém fica doente porque tomou algo gelado. A gripe é causada pelo vírus que entra no organismo. O sorvete e as bebidas geladas apenas facilitam a ação do micróbio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;