Turismo Titulo
Piura, a capital da “feitiçaria”
Por Do Diário do Grande ABC
23/06/2004 | 19:18
Compartilhar notícia


Para o torcedor que acredita em reza, vela, mandingas e outra série de superstições como forma de dar uma “mãozinha” ao time do coração, os últimos dois jogos pelo Grupo B da Copa América não poderiam ter lugar melhor para acontecer. Considerada a capital da feitiçaria peruana, Piura, no extremo norte do país, oferece recursos “mágicos” para os mais variados pedidos e tipos de crença.

Na província de Huacabamba estão as Huaringas, lagoas medicinais cujas águas seriam indicadas à cura de diversas doenças, além de serem procuradas todos os dias por dezenas de peruanos em busca de energias positivas, sorte nos negócios, sucesso e, por que não?, de um triunfo da sua seleção.

Também foi em Piura que Francisco Pizarro fundou a primeira cidade espanhola, San Miguel de Piura, em 1532. A vocação do município para as artes revela-se não só nas igrejas coloniais como no próprio trabalho de seus exímios artesãos, que produzem belíssimas peças feitas com palha, algodão, barro, argila e cerâmica, além de refinadas jóias em ouro ou prata e das saborosas especialidades gastronômicas servidas nas chamadas “picanterías” (restaurantes de comida crioula).

Outro tesouro de Piura é o mar, com destaque para as belas praias dos balneários de Máncora, Colán e de Cabo Blanco, que chegou a receber Ernest Hemingway, atraído pelos recordes mundiais de pesca deportiva. Já no caminho à Serra piurana, está a cidade de Chulucana, famosa por sua peças redondas de cerâmica, e o deserto de Sechura, o maior do Peru.

Divulgação – De olho nos turistas que deixam o Brasil para visitar os países da América Latina, a Comissão para Promoção do Peru (PromPerú) tem investido em divulgar e promover o norte do país, que conta com importantes museus e complexos arqueológicos. A intenção seria mostrar que o Peru tem atrativos que vão além das famosas ruínas de Machu Picchu e do Império fundado pelos incas. Afinal, o auge da civilização incaica deu-se apenas um século antes da chegada dos espanhóis, o que parece irrisório perto dos 20 mil anos de história da presença do homem no Peru. Antes dos incas há registros de pelo menos 15 civilizações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;