“A idéia é que seja basicamente um site de serviços, que possibilite ao munícipe encaminhar requerimentos on line”, disse o webdesigner João Miguel Valencise, responsável pelo site da Prefeitura de São Bernardo. Parte da reformulação estará pronta no início da semana que vem. “Com as mudanças, haverá maior interação entre a Prefeitura e o cidadão”, afirmou a diretora do Departamento de Informática de Santo André, Cristiane Vaz Domingues.
A divulgação do cronograma de serviços municipais em cidades como Santo André, São Bernardo e São Caetano também deve estar à disposição dos internautas em breve. Com isso, estarão disponíveis informações sobre os horários de coleta de lixo, podas de árvores, reparos e interdições de vias, operações bota-fora, limpeza de terrenos e muitos outros serviços.
Os sites das sete cidades do Grande ABC contam com canal aberto com o munícipe, que pode entrar em contato com a administração via e-mail para fazer reclamações ou solicitações de serviços. No site da Prefeitura de Santo André, por exemplo, já é possível obter a segunda via do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), assim como acontecerá em São Bernardo. Em Mauá, cada secretaria recebe diretamente os pedidos pelo correio eletrônico.
Todos os municípios colocaram na Internet seu perfil, que abrange dados estatísticos referentes a indicadores populacionais, econômicos e de infra-estrutura. Os internautas encontram ainda roteiro com os pontos turísticos e esportes radicais, destaques de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Os moradores de Santo André e São Bernardo, por sua vez, podem consultar itinerários das linhas de ônibus e se têm alguma multa de trânsito. Nesse caso, imprime-se o formulário do recurso da infração.
As prefeituras investiram no visual de suas páginas eletrônicas. Fotos coloridas de diferentes pontos das cidades estão disponibilizadas. Com informações detalhadas sobre toda a trajetória histórica dos municípios, os sites constituem fonte de pesquisa para trabalhos escolares ou apenas de conhecimento para os curiosos.
Antes de chegar em alguma cidade da região, aquele que viaja a negócios ou a turismo pode obter dados sobre serviços particulares, como hotéis, restaurantes, agências dos Correios, parques, ginásios, estádios de futebol e até de entidades assistenciais.
Outro ícone que aparece em quase todas as páginas virtuais é o noticiário geral da administração. Os munícipes vão encontrar as datas e detalhes sobre eventos, inauguração de obras e avisos de interrupção no fornecimento de água, entre outras informações. Em São Caetano, cujo novo site, totalmente atualizado, vai entrar no ar em um prazo de 60 a 90 dias, a tônica maior será dada justamente às notícias locais, conforme afirmou o diretor de Comunicação do município, Aleksandar Jovanovic.
O novo site da Prefeitura de Diadema é o único que não está disponível, pois depende de uma licitação para definir a empresa que irá elaborar e desenvolver o projeto. O edital ainda não foi concluído. “Queremos colocar no ar um portal, que abrirá vários serviços para a população”, disse o diretor do Departamento de Informática, Nyedson Santos, confirmando a tendência predominante na região, ou seja, a de oferecer um número cada vez maior de serviços na Internet. A meta é que, em um futuro próximo, os moradores do Grande ABC possam pagar contas relativas a impostos, taxas e multas municipais sem precisar sair de casa.
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