Política Titulo
Deputados ganham mais espaço
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
24/03/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


A Câmara Regional, entidade vinculada ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que reúne prefeitos das sete cidades, deve passar a se reunir mensalmente com as bancadas estadual e federal de parlamentares. O objetivo é discutir e articular pleitos junto aos governos estadual e federal.

A decisão foi tomada sexta-feira, na primeira reunião entre o presidente do Consórcio Adler Kiko Teixeira, também prefeito de Rio Grande, os deputados da região.

“A intenção é fazer com que,por meio da Câmara Regional, as questões necessárias ao Grande ABC sejam atendidas de melhor forma”, explica Kiko.

Até o ano passado, as reuniões com a participação dos deputados ocorriam a cada seis meses, lembra o estadual José Bittencourt (PDT-Santo André). “Esses encontros serviam para definir as emendas das bancadas estadual e federal.”

Para o também estadual Mário Reali (PT-Diadema), o órgão estava “esvaziado”. “A partir da presidência do prefeito Kiko no Consórcio, essa e outras entidades estão sendo retomadas.”

“Temos a obrigação, a partir de agora, de trazer demandas e articulá-las de maneira conjunta”, defende Alex Manente (PPS-São Bernardo), recém-empossado deputado estadual.

A primeira demanda foi definida sexta-feira. Por unanimidade decidiu-se pela necessidade de uma audiência com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Na pauta está a alteração de linhas intermunicipais de ônibus da região para servir ao Expresso Tiradentes, no Sacomã. As mudanças continuam gerar críticas por parte de usuários.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) revela que busca uma solução junto à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). “Foi esgotada a negociação, e agora o assunto será tratado na instância maior, que é a secretaria.”

O parlamentar é tido como um dos negociadores dos pleitos junto ao governo do Estado, se valendo do fato de pertencer ao mesmo partido de José Serra.

Segundo Kiko, os sete prefeitos do Grande ABC defendem que as alterações nas linhas sejam revistas.

Ivan Valente (PSol-São Caetano), único deputado federal presente à reunião de sexta-feira, destaca a articulação de soluções regionais tendo Kiko à frente do consórcio.

Os deputados também devem participar junto com os prefeitos de audiência com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce na próxima quarta-feira. Os políticos da região querem informações sobre prazos e formas de custeio das obras do Trecho Sul do Rodoanel.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;