Internacional Titulo
Explosivo que realizou atentados em Londres é de fácil obtenção
Da AFP
15/07/2005 | 12:08
Compartilhar notícia


O explosivo artesanal encontrado na casa de alguns camicases que realizaram os atentados de 7 de julho em Londres, e que podem ter servido aos ataques, é frequentemente utilizado por radicais islâmicos.

Segundo a rádio londrina, BBC, o explosivo pode ser encontrado em Leeds (norte de Inglaterra). O TATP (triperóxido de triacetona), é caseiro e poderia ser fabricado a partir de produtos adquiridos no comércio. O explosivo aparece há alguns anos em inúmeras investigações antiterroristas, por exemplo na realizada sobre Ahmed Ressam, um argelino considerado culpado de ter preparado um atentado contra o aeroporto de Los Angeles nas vésperas de 2000.

Para fabricar o explosivo é necessário conhecer bem a receita, mas seus componentes são comuns e podem ser facilmente encontrados no comércio. Ácido sulfúrico, presente nos produtos utilizados para desentupir encanamentos; água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e acetona (usada para retirar esmalte de unhas). Esta mistura, associada com um detonador, é de todo jeito muito difícil de manipular, já que é muito sensível ao calor e a impactos.

Dos quatros camicases de Londres, três seriam de origem paquistanesas. Dois deles já haviam efetuado viagens a este país, segundo seus familiares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;