Política Titulo
Sto.André: PT define se terá vice de outro partido
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
23/02/2008 | 07:29
Compartilhar notícia


O PT de Santo André promete definir neste sábado se apostará em chapa pura ou mista na disputa majoritária deste ano, em outubro. O resultado da reunião desta tarde é esperado pelos partidos aliados ao governo até mais do que a própria prévia, a qual definiu no final do ano passado o candidato a prefeito – no caso, o deputado estadual Vanderlei Siraque.

 
Embora grande parte das lideranças petistas no município defenda que outra legenda indique o vice, é crescente um movimento interno para que o partido abandone a idéia. Esse grupo defende como vice nomes de vereadores, de preferência, que tenham apoiado a vice-prefeita Ivete Garcia na prévia de 2007.
 
Assim, os favoritos seriam José Montoro Filho, o Montorinho, e Maria Ferreira de Souza, a Loló. O militante Ivo Martim, o parlamentar Claudio Malatesta e até a própria Ivete também são lembrados em uma possível composição pura.
 
Na bancada petista, as opiniões são divergentes. A maioria, porém – Antonio Leite, Loló e Montorinho –, defende que a sigla deva abrir, pela primeira vez em sua história, espaço para partidos governistas indicar o vice de Siraque.
 
“Nas últimas eleições, temos encontrado dificuldades, especialmente no segundo turno. O que precisa ocorrer é coerência na aliança. O nome deve estar dentro do campo definido pela executiva nacional”, explica Leite.
 
Líder da bancada na Câmara, Jurandir Gallo não vê outra alternativa que não seja a chapa Siraque-Ivete.
 
Isolado, Malatesta é o único a defender outro posicionamento. “O PT tem condições de lançar chapa pura. Além disso, uma escolha por determinado partido pode desestabilizar a relação com as demais forças de sustentação.”
 

No caso de os petistas realmente seguirem tendência e optar por chapa mista, os mais cotados a indicar o vice são PMDB, PSB, PDT (já com nomes próprios na disputa) e até o oposicionista PTB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;