Diarinho Titulo Alternativa
Consumo consciente na escola
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
25/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O início das aulas sempre causa a expectativa de comprar o novo material escolar. No entanto, muitos ítens usados no ano anterior continuam em bom estado e podem retornar à sala de aula junto com você. 

Foi o que descobriu Stephanie Leal Contier, 6 anos, de São Caetano. A garota cuidou bem da mochila com estampa da boneca Jolie, do dicionário ilustrado e do caderno quadriculado. Por isso, não precisará comprar de novo neste ano. “Economizamos dinheiro.” 

A atitude é importante porque evita o acúmulo de lixo, o desperdício e o consumo sem necessidade. Por isso, Stephanie já ensinou o irmão Yuri Leal Contier, 4, a reaproveitar o que está em bom estado. “Vou usar os mesmo lápis de cor”, afirmou o menino.

Além da preocupação com o meio ambiente e a economia, existe o apego a objetos que gostamos muito. Arthur Mafra Soares de Sousa, 8, de São Bernardo, por exemplo, cuida bem do estojo com a estampa de um carro para não precisar trocar por outro. “Minha mãe ofereceu comprar um novo, mas eu não quis, gosto desse”, disse. 

Segundo o estudante, vale a pena economizar. “Com o dinheiro, dá para comprar coisas mais legais que ainda não tenho.” Arthur também curte a ideia de não precisar entrar nas lojas em época de comprar material escolar. “Tem muita gente lá dentro e o lugar fica muito quente.”

Outra dica para chegar estiloso na escola sem gastar muito dinheiro é customizar os materiais. Dá para fazer colagem na capa do caderno, por exemplo, como fez Stephanie. “Usei adesivos, fotos minhas, bilhetes, recorte de jornal e canetinha. Minha mãe me ajudou.”

Dicas para um material diferente e descolado

Para deixar o material escolar com a sua cara é só usar a imaginação. Confira algumas dicas.

Caderno – Tire as folhas usadas e faça uma nova capa. Use o material que desejar (fotos, adesivos, recortes de revista e jornal, bilhetes, tecido) e, para finalizar, passe papel contact. Outra opção é tirar todas as folhas em branco e juntá-las usando uma espiral.

Régua – Cole adesivos para tirar o aspecto de antigo.

Estojo – Pinte com tinta para esconder pequenos estragos ou costure pedaços de tecidos para personalizá-lo.

Borracha – Parece nova ao limpar com álcool.

Lápis descascado – Encape-os com papel contact e cole adesivos coloridos.

Giz de cera – Dá para derreter e formar um novo giz. É só colocá-lo na forma de alumínio e pôr no forno. Depois, espere que esfrie para endurecer novamente. Peça a ajuda de um adulto.

Doação é alternativa para reutilizar

Quem ganhou material escolar novo ou não precisará mais usar ítens em bom estado pode doar para quem não tem condições de comprar. Enzo Ponteli, 8 anos, de Santo André, gostou da ideia e separou caderno, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura e borracha para a doação. “Não podemos jogar no lixo se estão bons e existem pessoas que não têm”, afirma o estudante, que vai participar da Campanha do Material Escolar do Colégio Singular, que faz arrecadações e doa para creches e orfanatos do Grande ABC.

Podemos ter a mesma atitude com roupas e brinquedos que não servem ou que não usamos há muito tempo, mas estão limpos e em bom estado. “Sempre participo das campanhas na escola”, afirma Enzo.

O garoto também é a favor do consumo consciente quando o assunto é mesada. No último ano, ele economizou e conseguiu comprar um videogame. “Vale a pena deixar de gastar com coisas pequenas para juntar dinheiro e comprar algo mais legal”, diz o estudante, que planeja adquirir um novo jogo com as economias deste ano.

Tem de saber o que vale a pena comprar

Consumo consciente é quando sabemos qual é o impacto causado na natureza com as coisas que compramos.

Todo produto é feito de matéria-prima retirada do meio ambiente. O papel dos cadernos e agendas, por exemplo, vem das árvores. 

Quando reutilizamos aquilo que está em bom estado, ajudamos a reduzir a quantidade de materiais retirados da natureza e a diminuir os impactos negativos. 

No entanto, o maior desafio dos consumidores é lidar com a publicidade. As empresas sabem quais são os personagens preferidos das crianças e os usam em seus produtos. Depois, colocam propagandas em todos os lugares dizendo que são os melhores. Em geral, são os mais caros.

Por isso, vale pedir ajuda de um adulto para comparar produtos, preços e qualidade, observar se são sustentáveis, do que são feitos, quantos recursos naturais utilizam e se realmente vale a pena comprá-los.

Às vezes, customizar um caderno é muito mais legal do que adquirir um novo. Você pode recortar imagens do seu artista favorito, colar recados dos amigos, fotos, lembranças e deixar o material com a sua cara e capa exclusiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;