Economia Titulo
Greve 'pipoca' paralisa Fundição Tupy
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
01/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 1.200 funcionários da filial da Fundição Tupy, em Mauá, estão protestando e realizando a chamada greve pipoca (que se manifesta sucessivamente, em diferentes horários e setores da mesma empresa) pelo não recebimento da parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que deveria ser paga em julho, de acordo com funcionários e com o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

"Na última quinta-feira (30) fizemos uma paralisação envolvendo todos os trabalhadores. Durante as próximos dias continuaremos fazendo paradas nos três setores de produção da empresa", afirma o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Sivaldo da Silva Pereira.

Segundo o sindicalista, o valor total da PLR dos funcionários da Tupy é de R$ 2.500. "A empresa sempre pagou uma parte desse valor no mês de julho, mas neste ano alega problemas de caixa e prometeu pagar a PLR integralmente em janeiro, mas os funcionários não concordaram", salienta.

A empresa, que tem sede em Joinville, Santa Catarina, fundada em 1938, tem grande parte de sua produção constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, utilitários, automóveis, tratores e outras máquinas agrícolas.

"Com a queda das exportações e a crise do setor de caminhões, muitas empresas, como a Mercedes-Benz deixaram de realizar pedidos e isso prejudicou muito a companhia", explica Pereira.

"Na segunda-feira provavelmente vão ocorrer outras paralisações, pois a empresa emitiu um comunicado alegando que não poderia pagar a parcela da PLR", comenta um funcionário. Procurada pela reportagem, a Fundição Tupy não se pronunciou sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;