Cultura & Lazer Titulo
Jeanne Moreau é eleita para Academia de Belas Artes
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 15:25
Compartilhar notícia


A atriz Jeanne Moreau foi eleita, nesta quarta-feira, para a Academia de Belas Artes, tornando-se a primeira mulher membro com plenos direitos desta instituiçao, anunciou o Institute da França.

Durante a mesma sessao, a Academia de Belas Artes elegeu o cineasta Henri Verneuil e o professor de pneumologia e de alergologia da faculdade de Montpellier, François-Bernard Michel, autor de inúmeros estudos sobre criadores, recentemente Proust e Van Gogh.

Jeanne Moreau ocupa a cadeira criada em 8 de junho de 1998 e jamais preenchida, e Henri Verneuil foi eleito para a cadeira deixada pela morte do pintor Yves Brayer.

A ex-imperatriz do Ira, Farah Pahlavi, pertence já à Academia das Belas Artes, mas como associada estrangeira, sem direito de voto mas podendo usar o traje verde. No passado, a rainha Elisabeth, da Bélgica, foi também associada estrangeira.

A Academia de Belas Artes era o último reduto do Instituto da França onde nenhuma mulher figurava como membro com pleno direitos. A Academia Francesa, a Academia das Ciências, a Academia das Inscriçoes e Belas Letras e a Academia das Ciências Morais e Políticas possuem mulheres em seus quadros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;