D+ Titulo
Charme a cada degrau
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
02/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Na hora de decorar sobrados ou apartamentos duplex, uma das dúvidas que mais surge é em relação ao formato e tipos de materiais ideais para uma escada. Além de beleza, o projeto deve priorizar funcionalidade e segurança, principalmente se a casa tiver idosos ou crianças. Como a maioria das escadas ocupa a sala, elas podem se tornar um elemento decorativo se tiver projeto valorizado por luzes, guarda-corpo ou corrimão com acabamento diferenciado, revestimentos que harmonizem com o restante do ambiente e vãos que sejam aproveitados de maneira funcional.

Uma localização bem estudada impede, por exemplo, que a parede seja riscada após o transporte de um móvel de um andar para outro. Evita, ainda, o surgimento de cantos sem uso e problemas de circulação no ambiente. Além disso, ao saber o espaço que ela vai ocupar, é possível calcular a quantidade de degraus, além da largura e altura deles, medidas essenciais de ergonomia. "Toda escada deve ser muito bem projetada com o auxílio de um especialista em cálculo estrutural para garantir a resistência necessária", explica o designer Sidnei Pereira, de São Bernardo.

Os formatos de escadas mais comuns são reta, em L ou U e formato caracol. A reta é ideal para ambientes de no máximo 3,25 m de altura, ou se torna muito cansativa. Se a distância for maior, divida ela em dois ou mais lances, com patamares. Para formatos em L ou U é necessário ter uma parada toda vez que a estrutura mudar de direção. Embaixo destas escadas, é possível criar um espaço livre perfeito para lavabos ou despensas.

Em formato de caracol é a estrutura que ocupa menos espaço. O diâmetro mínimo de 1,50 m garante que os degraus não fiquem estreitos demais junto do eixo. Elas também podem ter corrimão ou não. Caso não tenham, o ideal é que os degraus sejam mais largos para dar firmeza a cada passo.

Dicas

- Largura mínima do degrau: 60 cm (quanto mais largo o degrau, maior a sensação de segurança)

- Profundidade do piso (parte a ser pisada): entre 27 e 30 cm

- Altura entre os degraus (espelho): entre 15,5 e 19 cm

- Inclinação: entre 30 e 35 graus em relação ao piso. Mais inclinada que isso, ela ocupa menos espaço, mas se torna um empecilho para idosos e crianças

- Distância mínima entre degraus e cobertura: 2 metros

- Fórmula para medidas proporcionais: multiplique a altura do espelho por dois, some a profundidade. O valor total tem de se aproximar de 64 cm.

- Quinas: não podem ser muito arredondadas para não prejudicar a firmeza do passo, nem muito pontiagudas, ou causarão ferimentos em caso de acidente.

- Piso: se houver crianças ou idosos na casa, ele deve ser de material antiderrapante ou receber acabamentos com lixas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;