Economia Titulo
Prática sustentável ganha espaço entre empresas
Leone Farias
do Diário do Grande ABC
23/04/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Exigências legais de controle de emissão de poluentes e descarte de resíduos, somadas à necessidade de atender requisitos ambientais para não perder clientes, têm feito crescer a adoção de práticas sustentáveis entre as pequenas empresas.

Além desses fatores, há ainda a percepção de que, junto com o respeito ao meio ambiente, é possível obter ganhos ou economia de custos com o reaproveitamento de materiais, por exemplo.

A pequena fabricante de embalagens de papelão Mazurky, de São Bernardo, é uma das empresas que têm apostado em ações ambientalmente corretas.

Há quatro anos, a companhia destina aparas de seu processo produtivo para a reciclagem. Atualmente são 8.000 quilos enviados mensalmente.

Outra iniciativa adotada pela fabricante é o tratamento de água (em tanque com 7.500 litros), que possibilita reaproveitar o insumo para lavagem de máquinas e separar a borra de tinta, que é destinada para incineração.

Segundo a coordenadora de sistemas de gestão de qualidade da Mazurky, Elaine Cristina de Lima, a companhia se antecipou à legislação para ter diferenciais de mercado e hoje conta com certificações ISO 9001 (de qualidade), 14001 (meio-ambiente) e 18001 (saúde e segurança ocupacionais).

Entre os fornecedores de autopeças, é exigência, para fornecer para montadoras, ter atestado de respeito às questões ambientais, cita o diretor do grupo de meio ambiente da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, Luís Roberto Tombolato, que é executivo da Silibor, empresa de artefatos de borracha nesse município.

O dirigente diz que a conscientização existe, mas a legislação mais rigorosa, referente à coleta e destinação de resíduos, e as necessidades de mercado ajudam a impulsionar as práticas ambientais.

Tombolato acrescenta que faz o monitoramento de seu processo produtivo e também acompanha as exigências legais. Segundo ele, tem havido três a quatro novas leis por mês, sejam atualizações de normas existentes ou inovações.

A Silibor é certificada ISO 14001 desde 2001. "Fazemos reúso de água. São 9.000 litros por mês que fazemos o reaproveitamento", cita. Além disso, a empresa tem poço artesiano, o que propicia economia (a água captada não é cobrada).

PALESTRA

Com o tema na ordem do dia, o Ciesp de São Bernardo realiza no dia 28 a palestra Água de reúso, voltada a empresários da região. Mais informações pelo telefone 4125-7500.

Sebrae-SP vai lançar programa de  gestão ambiental

O Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado de São Paulo) se prepara para lançar, no segundo semestre, o programa Gestão Ambiental. Para isso, vai criar edital para ministrar orientações a grupos de empresas. "Vamos trabalhar com auditorias ambientais, para mapear os processos produtivos", afirmou a gerente da regional do Sebrae no Grande ABC, Josephina Cardeli.

Ela afirma que a entidade já dá orientações em relação a procedimentos relacionados a esse tema, mas de forma pontual. A ideia é fazer algo mais detalhado e que possa servir para conhecer o patamar em que as companhias se encontram nessa área./CW

Para a gerente do Sebrae, ainda existe muita confusão em relação à gestão ambiental, que envolve o cumprimento de legislações específicas, de emissão de gases, respeito ao código de zoneamento do município, de geração de efluentes, entre outras. "Muita gente identifica como qualidade total, mas não é, é muito mais complexo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;