Cultura & Lazer Titulo
Criado sistema de
plantio sustentável
Por Pedro de Figueiredo
Ciência Hoje/RJ
06/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Um sistema de semeadura direta, que permitirá um manejo sustentável da fava d'anta (Dimorphandra mollis Benth). Este método está sendo desenvolvido por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), visando à preservação da planta, que tem grande potencial econômico e tem sido extraída de maneira predatória de sua vegetação nativa na região de Montes Claros (MG).

Utilizada como medicamento para o fortalecimento de vasos capilares, a rutina - princípio-ativo da fava d'anta - reduz sintomas de hemofilia e previne inchaço nas pernas, entre outras indicações. No entanto, como a rutina está localizada na vagem que é o fruto da planta, onde também se encontram as sementes, a extração da vagem leva junto as sementes e com isso dificulta a reprodução da fava d'anta.

O engenheiro agrônomo Manoel Ferreira de Souza, em sua dissertação de mestrado na UFMG, sugeriu novos métodos de semeadura com adubação, à base de esterco e fosfato. O objetivo é que, com um adubo mais eficaz, a fava d'anta possa se desenvolver e crescer de maneira mais rápida, permitindo uma reprodução maior das plantas, diminuindo o seu risco de extinção e preservando o cerrado, bioma típico da região.

Além do desenvolvimento dos adubos, o trabalho de Souza incluiu um projeto de conscientização com os moradores da área, para a realização de práticas de manejo sustentável.

"A planta ainda não corre risco de extinção. Mas, se não tomarmos alguma providência, esse risco será iminente", explicou o agrônomo.

A ideia é que os moradores consigam aliar os lucros econômicos à preservação da flora local.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;