Setecidades Titulo
Teste elétrico reprova sete secadores de cabelo
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Indispensáveis à maioria das mulheres, mas perigosos. Pesquisa feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revela que alguns modelos de secadores de cabelo à venda no País podem representar um risco à saúde de seus usuários. A entidade levou ao laboratório nove opções. Destas, sete foram eliminadas no quesito segurança elétrica.

A falha, de acordo com técnicos da associação, está na ausência de luvas de proteção nos plugues dos produtos. O consumidor pode levar um choque ao ligar o aparelho na tomada, principalmente se o produto for usado em local úmido, como o banheiro. Nesta classificação, apenas modelos da NKS e Faet não foram desclassificados.

"O consumidor está sem opção de compra. Dos nove produtos testados, sete foram desaprovados. Estas marcas devem ser evitadas, pelo menos por enquanto. O setor deve ser melhor regulamentado e fiscalizado", diz a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolcci.

A legislação brasileira já estabelece que fabricantes de aparelhos elétricos ofereçam as luvas de proteção em seus produtos a fim de zelar pela segurança dos usuários. A norma é válida desde agosto do ano passado. Mas, apesar da obrigatoriedade, a avaliação dos produtos permanece em queda. Em 2007, a mesma pesquisa, feita da mesma maneira, desaprovou apenas quatro.

Para a cabeleireira Elaine Colombo, marcas consideradas domésticas investem menos em segurança. De qualquer maneira, o consumidor pode amenizar os riscos.

"Em primeiro lugar, é preciso ler o manual de instruções do produto. Deste modo, as pessoas vão saber, por exemplo, que não podem usar o secador com o fio enrolado. O calor pode derreter a borracha e partir o fio, causando curto-circuito. Também é importante manter uma distância de, pelo menos, cinco centímetros do cabelo. Desta maneira, ele não corre o risco de queimar."

A profissional ainda lembra que, na hora de guardar, o secador deve estar frio. "E, é claro, sempre que possível, o consumidor deve fazer uma manutenção, mesmo que o aparelho esteja funcionando bem. É precaução, para evitar acidentes", completa Elaine.

RESPOSTA
Em nota, a Arno afirma não concordar com a eliminação, pois o produto é certificado por normas internacionais de segurança e certificação.

A Ga.ma Italy mostra-se surpreendida pelo resultado do teste. Segundo a empresa, o secador Salon 3000 Ceramic Ion segue corretamente as especificações de segurança e comodidade. A Black & Decker também garante que seu produto está dentro das normas vigentes no País, com pinos de isolamento elétrico, e por isso, não pode ser eliminado. A Taiff também contesta o resultado e afirma atender às exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A reportagem não conseguiu contatos com a Mallory e a NKS. As demais marcas não se manifestaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;