Setecidades Titulo Fundação Casa
Internos vivem uma tarde especial

Os 110 adolescentes internos nas duas unidades se sentiram lembrados e valorizados às vésperas do Natal

Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
23/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em iniciativa inédita no Grande ABC, os 110 adolescentes internos nas duas unidades da Fundação Casa, em São Bernardo, se sentiram lembrados e valorizados na véspera de Natal. Cartões com mensagens de paz, amor e esperança foram escritos e enviados por crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos, mensalmente, pela Fundação Criança, entidade ligada à Prefeitura local.

Mensagens espontâneas e escritas a mão emocionaram ontem à tarde os internos, que terão um Natal distante de seus familiares e amigos. Educadores e advogados da Fundação Criança atuaram como pombos-correios.

Bruna foi uma das autoras anônimas. No cartão enviado a adolescente de 16 anos, a menina traduziu um pouco a realidade do garoto, internado há quatro meses e seis dias, segundo informou precisamente à equipe do Diário. "Eu sei que é difícil passar por essa situação e ficar longe de sua família... Mas você vai sair logo desse lugar e ser muito feliz", escreveu. E o adolescente, de olhos brilhantes, agradeceu.

A emoção também atingiu aos educadores. Caso de Carla Mangueira, que chorou ao encontrar com um jovem atendido por ela na instituição de São Bernardo. "É complicado não estar junto da família nesta data", apontou.

Ao mesmo tempo, Carla também se magoou com o fato de os adolescentes se dirigirem aos visitantes com "sim, senhor; sim, senhora", padrão nas unidades da Fundação Casa. "Aqui eles perdem o vínculo, o nome, a identidade. É repressivo", criticou, com os olhos cheios de lágrimas.

Para o diretor regional da Fundação Casa, João Carlos do Espírito Santo, é uma postura a ser mudada. "Trata-se de processo lento e gradativo", afirmou.

Antes de chegar às mãos dos jovens, os cartões de Natal passaram por triagem do conteúdo. O que, aliás, já havia ocorrido pelo pessoal da Fundação Criança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;