Setecidades Titulo
Vacinação antipólio vai até às 17h
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
04/06/2004 | 21:06
Compartilhar notícia


Pais têm prazo das 8h às 17h deste sábado para vacinar as crianças com até 5 anos contra a paralisia infantil. Os postos começam a funcionar às 9h e os pais devem apresentar a carteira de vacinação. Dia 21 agosto acontecerá a segunda fase da campanha. No Grande ABC, a estimativa é de que 198 mil crianças sejam vacinadas. Não há restrições para a vacinação.

Neste sábado, além da vacina contra a poliomielite, os postos também estarão aplicando doses da tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenza), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e hepatite B. Na segunda etapa, além da poliomielite, a Secretaria Estadual de Saúde também vai aplicar o reforço à imunização do sarampo.

A poliomielite está erradicada no Brasil há 15 anos. O último surto aconteceu entre os anos de 1984 e 1987, no Nordeste do país. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

A doença é viral e o principal meio de transmissão é a água. Considerada grave, porque pode levar à paralisia, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar e cefaléia.

Postos – O objetivo da secretaria é vacinar 98% da população com até 5 anos. No Estado de São Paulo devem receber a dose mais de 3,3 milhões de crianças. Na região, o maior volume de aplicações deve acontecer em São Bernardo, 57.620. Nas demais cidades a estimativa é de: Santo André, 48.436; Diadema, 37.386; Mauá, 34.760; Ribeirão Pires, 8,6 mil; e Rio Grande da Serra, 3.575.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;