Esportes Titulo
Em casa, São Caetano domina disputa na ginástica artística
Da Redação
23/07/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


São Caetano aproveitou o fato de competir em casa e dominou o primeiro dia da ginástica artística. As provas foram disputadas no CER Victorio Dal'Mas porque Santo André, sede dos Jogos Regionais, não tem nenhum local em condições de receber as provas. Com 13 medalhas - três ouros, cinco pratas e cinco bronzes - as sãocaetanenses confirmaram o favoritismo na modalidade.

A supremacia foi flagrante na categoria livre feminino da Primeira Divisão. Tanto no salto como na trave, as três primeiras posições ficaram com atletas de São Caetano. Aline Gonçalves venceu na trave, enquanto Isabela Ferreira ficou com o ouro no solo.

"Para mim foi surpresa porque estava com dor na virilha. Mas deu tudo certo", comentou Isabela, que não escondeu a rivalidade interna. "Apesar de amigas e da mesma equipe, todo mundo quer ganhar e sabíamos que nossas principais concorrentes seriam nossas companheiras de equipe", contou.

Já Aline Gonçalves ressaltou a importância da disputa por equipe. "Além do individual, estamos na luta pelas medalhas por equipe (competição será decidida hoje, no mesmo local). E somos favoritas também", confirma a ginasta, que ainda ganhou o bronze no salto.

SEGUNDA DIVISÃO

Da mesma forma que São Caetano, Ribeirão Pires brilhou na Segundona. A equipe simplesmente ganhou as nove medalhas - paralelas, argolas e salto - em disputa na categoria livre masculino.

Diadema também foi bem. A equipe conquistou seis medalhas nas provas de salto e trave na categoria livre feminino.

 

Paraolímpicos mostram garra na pista do CER Vila São José

 

Verdadeiros exemplos de superação. Assim podem ser classificados os participantes das competições voltadas a portadores de necessidades especiais dos Jogos Regionais, na pista do CER Vila São José. Garra e determinação não faltaram na superação dos limites em busca das medalhas e dos pontos importantes para a classificação das cidades que representam.

Alex Cavalcante Mendonça, 29 anos - sete deles como atleta paraolímpico -, conquistou ontem o pentacampeonato nos 1.500 m na categoria T12, destinada aos deficientes com visão parcial e que podem correr acompanhados de guia.

Entretanto, a vida no atletismo começou aos 18 anos, antes de perder 75% da visão por um problema congênito, que gerou cicatrizes em suas retinas. Por mais curioso que seja, a deficiência representou uma inversão de papéis em sua trajetória. "Quando comecei a correr, eu era guia dos deficientes visuais", afirma.

No Parapan de 2007, no Rio de Janeiro, ele conquistou a medalha de prata nos 5.000 m e o bronze nos 10 mil m. Ele também participou da Paraolimpíada de Pequim, em 2008.

Outra atleta com experiência internacional que participa dos Regionais é Simone Camargo Rocha, 34. Além do atletismo, ela também é jogadora de Golbol, modalidade esportiva específica para cegos.

Ela ganhou medalhas no Parapan de Buenos Aires (1995) e Mar del Plata (2003) e participou das paraolimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008).

 

Veteranos de Santo André dão show de trapalhadas

 

Os mais desavisados que foram ontem ao Pedro Dell'Antônia para acompanhar o vôlei de Santo André contra Cubatão se decepcionaram. A camisa que já vestiu Montanaro, William e Moreno hoje serve em Cristal, Sandro e Nelson, atletas amadores que representam a cidade nos Jogos Regionais. Ontem, eles entraram em quadra e passaram facilmente pelo limitado time juvenil de Cubatão (2 sets a 0).

Jogo à parte, já que a disparidade física e técnica era flagrante (o atleta mais alto de Cubatão tinha apenas 1,89 m) chamaram a atenção as trapalhadas durante o duelo, como por exemplo, os atletas andreenses tentarem iniciar a partida com a camisa por fora do calção, precisando ser advertidos pela arbitragem.

Everton, um dos dois jogadores do Santo André abaixo dos 35 anos, chegou atrasado, recebeu o uniforme ali mesmo e entrou em quadra. O momento mais curioso, porém, foi no tradicional grito de guerra, antes do desafio. O central Cristal perguntou aos colegas o que eles iriam gritar.

Também não era para menos. O time que representa Santo André é o veterano do Palmeiras. "Jogamos alguns campeonatos pelo Brasil. Do grupo, apenas dois jogadores têm menos de 35 anos e todos são amadores", explica o técnico Eduardo Tormar, o Duzão. "Formos convidados pela Diretoria de Esportes da Prefeitura para representar Santo André nos Jogos Regionais e aceitamos. Podemos até ter chance de título, dependendo do cruzamento", completa.

O curioso é que, enquanto o jogo rolava, o novo time de Santo André, que se prepara para a Liga Nacional e recentemente conseguiu em torno de R$ 500 mil de patrocínio, estava treinando no ginásio ao lado. "Acho que a opção por nossa equipe foi para não atrapalhar o time de Santo André, pois eles teriam de mudar o planejamento, queimar algumas etapas para jogar os Regionais", argumenta Duzão.

Hoje, a equipe de Santo André volta à quadra para pegar Osasco, às 18h, novamente no Dell'Antônia. "Pedimos os jogos na parte da noite porque os atletas trabalham e precisam ter tempo de chegar ao ginásio", finaliza o treinador.

 

Mequinho ignora concentração no xadrez

 

Figurinha carimbada em Jogos Regionais, o mestre Mequinho esteve novamente em ação ontem, representando São Bernardo. O melhor jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos ajudou e muito a equipe do Grande ABC derrotar o time de Embu Guaçu, nos duelos da Primeira Divisão da categoria livre, disputados no Colégio Arbos.

Mequinho não parava um instante. Infinitamente superior, ele se dava ao luxo de sair da mesa a cada movimentação de peça, ignorando a tão necessária concentração que o xadrez exige. Mesmo assim ele venceu facilmente seu oponente.

Após as duas primeiras rodadas, o time de São Bernardo ocupa a vice-liderança com 7.0 pontos, atrás de Santo André, que ontem derrotou Guarujá e assumiu a ponta com 13.5 pontos.

CICLISMO

Ontem foi a primeira vez que as bicicletas ganharam as ruas de Santo André para as provas de velocidade. A competição foi disputada na Avenida Varsóvia, próximo ao Craisa, e teve como grande vitoriosa a equipe de Santos que marcou 20 pontos na Primeira Divisão. São Bernardo ficou em segundo (19) e Santo André em terceiro (15).

Hoje é a vez da prova por critério de pontos e eliminação, que será disputada a partir das 9h, na Avenida Firestone, próxima ao Centro de Santo André. A competição deve terminar apenas no início da tarde.

BIRIBOL

São Bernardo conquistou a medalha de ouro no biribol - esporte semelhante ao vôlei, mas jogado dentro da piscina - dos Jogos Regionais. O quinteto formado por Thiago, Yuri, João Carlos, Gilberto e Zé Maria fez a lição de casa dentro da piscina da Associação dos Funcionários Públicos de Santo André e bateu a equipe de Santos na decisão pelo placar de 3 a 0.

O time são-bernardense teve início impecável na caminhada até o título. Na quinta-feira, foram três vitórias absolutas: 2 a 0 no WO sobre Itanhaém, 2 a 0 contra Cubatão e novo 2 a 0 diante de Osasco. Ontem, classificou-se à decisão com triunfo por 3 a 0 sobre Guarujá. O ouro para a equipe foi apenas a confirmação do favoritismo, tendo em vista que São Bernardo lidera a Liga Nacional de biribol.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;