Diarinho Titulo
Por que a rena puxa o trenó?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
19/12/2010 | 07:42
Compartilhar notícia
Divulgação


Há milhares de anos, os povos que vivem nas regiões muito geladas, próximas ao Polo Norte, domesticaram as renas. Eles descobriram que eram boas fontes de carne, leite e pele para protegê-los do frio. Ao longo do tempo, esses bichos também passaram a puxar trenós na neve.

Como a lenda diz que Papai-Noel mora nesse lugar, nada mais natural que as renas fossem as responsáveis por levá-lo para distribuir presentes pelo mundo. A primeira obra em que aparecem ajudando o Bom-Velhinho é Uma Visita de São Nicolau, poema escrito pelo norte-americano Clement Moore, em 1823.

A história fala sobre um homem que vê Papai-Noel voando num trenó puxado por oito renas na noite de Natal. Ao parar sobre o telhado, ele desce pela chaminé para deixar os presentes. Aliás, o número de bichos que o ajudam é motivo de muita discussão. Há quem diga que são nove, depois que Rodolfo - a rena do nariz vermelho - entrou na turma para ajudar a iluminar o caminho.

Na natureza, as renas não voam, apenas correm a velocidade de 25 km/h. Aliás, estão entre os animais terrestres que percorrem maiores distâncias durante o período de migração, andando até 100 quilômetros por dia. Podem ser encontradas no Norte do Canadá, Sibéria, Islândia, Escandinávia, Finlândia, Rússia e Lapônia, região onde fica a casa oficial do Papai-Noel. A temperatura desses lugares chega a 50°C negativos em algumas épocas do ano.

Seus parentes vivem no Brasil

A rena (Rangifer tarandus) costuma viver em grandes grupos com os quais migra no inverno para regiões com temperaturas mais quentes para ter os filhotes. É forte e grande, podendo pesar até 300 kg e medir 2 m de comprimento. Apesar do tamanho, é herbívoro, alimenta-se apenas de brotos de bambu, ervas rasteiras, folhas e principalmente liquens.

Também chamada de caribu, integra a família dos cervídeos. Não faz parte da fauna brasileira. No entanto, podemos encontrar cinco parentes desse bicho por aqui, como o cervo-do-pantanal, o veado-mateiro, o veado-campeiro, o veado-catingueiro e o veado-bororó-do-sul.

A gestação dura entre sete e oito meses. Em geral, nasce apenas um filhote. Já as renas domesticadas - que puxam trenós, por exemplo - podem ter gêmeos. A expectativa de vida da espécie é 15 anos.

A principal curiosidade é que renas fêmeas e machos têm chifres, diferentemente de todos os seus parentes em que apenas machos os possuem. As galhadas servem para se defender dos predadores, conquistar a fêmea e encontrar alimentos na neve. São maiores entre os machos e nos bichos mais velhos. Em geral, os chifres caem uma vez por ano. Logo depois crescem novos no lugar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;