Política Titulo
Verba é diferencial de S.Caetano
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
26/08/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Cidade com a maior arrecadação per capita do Grande ABC, São Caetano tem verba suficiente não só para garantir uma boa educação para os alunos da rede municipalizada, como também para oferecer diversos projetos. Com orçamento previsto de R$ 115,4 milhões para este ano, a Diretoria de Educação investe em trabalhos diferenciados para fortalecer o ensino.

Um dos exemplos é o segundo professor na primeira série do Ensino Fundamental, que ajuda a ajustar as crianças menores ao ritmo da segunda etapa de ensino, logo após o Infantil. Isso porque a cidade já trocou o antigo sistema Fundamental de oito anos pelo de nove, com a primeira série sendo o antigo pré-primário.

"Os alunos vão mais cedo para essa etapa, com seis anos", conta a diretora de Educação, Magali Aparecida Selva Pinto. "Então, nesse primeiro ano, esse aluno conta na sala de aula com um agente auxiliar educacional, que auxilia o professor titular da sala no melhor atendimento dessas crianças que estão chegando agora da Educação Infantil", explica Magali.

A diretora de Educação conta que mesmo para o professor titular do primeiro ano há uma capacitação diferenciada, para que ele consiga atender melhor os alunos que, antigamente, seriam da pré-escola. "Os nossos professores em geral estão sempre buscando aprender novas técnicas", diz a diretora.

Tecnologia - Outro motivo de orgulho da diretora é o projeto Aprender São Caetano, lançado em maio do ano passado. O programa consiste na aplicação de ferramentas tecnológicas, como as 113 mesas educacionais espalhadas pela rede, que são equipamentos eletrônicos e lúdicos para dinamizar o aprendizado das crianças do Ensino Infantil.

Além disso, também foi criado o portal na internet do projeto, que pode ser acessado de qualquer computador - inclusive os 540 na própria rede de ensino. Os alunos podem acessar, pelo portal, todo tipo de serviços de informação, como enciclopédias, atlas e dicionários.

1- Com uma taxa de analfabetismo de 2,99% entre os adultos. São Caetano recebeu, no ano passado, o Selo de Município Livre do Analfabetismo, do MEC (Ministério da Educação). Além dela, apenas outras duas das 645 cidades do Estado de São Paulo foram reconhecidas por praticamente acabar com o problema - Santos (com 3,56) e Águas de São Pedro (2,94). O selo foi dado, ao todo, a apenas 64 municípios em todo o País. O destaque de São Caetano vem da verba disponibilizada. Enquanto o artigo 212 da Constituição Federal prevê um investimento mínimo de 25% das receitas municipais na Educação, São Caetano aplica 35% do orçamento na área.

2- Além de contar com a rede de escolas, o aluno da rede pública de São Caetano também conta com prioridade em outras ferramentas municipais. Um exemplo é a Fundação das Artes, que oferece cursos gratuitos de teatro, música, artes plásticas e dança a cerca de 2.000 alunos por ano. Além disso, há a Escola de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti, que também dá aulas gratuitas de inglês, espanhol, italiano e alemão. Outro adicional à essa rede é o Centro Digital do Ensino Fundamental, inaugurado em junho e que é aberto a todos os munícipes, mas com trabalhos especiais com os estudantes.

3- Em maio de 2007 São Caetano ganhou sua primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia) no Jardim São Caetano. Lá, 200 alunos fazem graduação em Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, licenciatura em Tecnologia da Informação ou bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação. Antes mesmo da Fatec, o Ensino Superior público da cidade já era bem reconhecido por causa da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)., que completa em 2008 quatro décadas de história. Hoje a instituição conta com 363 professores e mais de 6.000 estudantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;