Diarinho Titulo Cinema
Pinguins invadem a telona

As divertidas aves de Madagascar estão em novo filme nos cinemas e precisam de muita coragem para enfrentar o perigoso vilão

Caroline Ropero
do Diário do Grande ABC
11/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma nova turminha de heróis chega às telas dos cinemas. Agora é a vez de Os Pinguins de Madagascar, que estreia quinta (15) com as aventuras do ousado Capitão, o inteligente Kowalski, o especialista em armas Rico e o fofo e adorável Recruta.

O filme conta o início da amizade entre os personagens e como eles encontraram o novinho Recruta. Mostra também que, desde o início, eles não eram pinguins que aceitavam uma vida comum. Sempre uniram forças para descobrir o mundo.

Em uma de suas muitas aventuras, eles são capturados pelo malvado Dr. Octavius Brine. Enquanto tentam fugir do vilão, conhecem a equipe Vento do Norte, que se esforça para proteger todos os animais em perigo.

Os pinguins oferecem ajuda para capturar Dave, mas o líder do grupo não aceita. As divertidas aves, é claro, não desistem e vão em busca de enfrentar o vilão sozinhos.

Na trama, o caçula Recruta tenta provar sua coragem e inteligência durante as missões do grupo, mas sempre é visto como ingênuo e infantil por seus companheiros. No entanto, é também o mais adorado por todos.

Desta vez, os pinguins viajam pela Itália, China e Estados Unidos. Juntos, ensinam sobre amizade, coragem e ousadia para fazer o que é necessário. O longa também fala sobre o primeiro amor de Kowalski, que se apaixona por uma charmosa ave.

Cada um possui uma personalidade diferente, tornando a aventura muito animada e engraçada. Apesar de ser uma animação sobre bichos, é possível conhecer mais sobre os sentimentos humanos do que sobre os hábitos dos animais. 

Polvo é muito inteligente

Dave, o polvo de Os Pinguins de Madagascar, usa a inteligência para se vingar dos animais fofinhos. Na vida real, esse bicho também é muito esperto, mas não é malvado. Tem oito braços, corpo molengo e ventosas que grudam em todo lugar, usadas para escalar rochas.

Para se proteger de predadores, tem a capacidade de mudar de cor e se camuflar no fundo do mar. Se o disfarce não funciona, ele solta um jato de tinta que confunde o inimigo. Também consegue fugir para terra seca. Só não pode ficar fora da água por muito tempo.

Têm assas, mas não voam

Apesar de ter asas como toda ave, o pinguim não consegue voar. Por isso, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta sempre encontram uma maneira diferente para cruzar os continentes. No entanto, suas asas são muito úteis ao nadar. Inclusive, todo o seu organismo é adaptado para a vida aquática. 

O pinguim de Magalhães, por exemplo, nada cerca de 60 quilômetros por dia, acompanhando as correntes marítimas. Em geral, só vai para terra firme para se reproduzir ou quando está exausto. 

O animal é todo coberto de penas curtinhas – exceto nas patas. Possui uma glândula que produz gordura natural, que é espalhada com o bico por todo o corpo e evita que fique molhado e com frio.

No filme, os pinguins adoram salgadinho de queijo. Mas, na vida real, a maioria alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos. Tem patas curtinhas. Por isso, possui caminhada de forma estranha, sem muito equilíbrio. Os que vivem no gelo preferem escorregar de barriga.

No planeta, existem 17 espécies já descobertas. Diferentemente do que se pensa, nem todas vivem em locais frios. O de Magalhães, por exemplo, habita entre 15ºC e 35ºC.

PERSONAGENS

O lobo Agente Secreto é o líder do grupo Vento do Norte, que ajuda animais em perigo. Por ser treinado e forte, é um pouco convencido e não acredita na capacidade dos pinguins de combaterem vilões.

Eva é uma coruja determinada e muito atraente. Integrante do Vento do Norte, é analista de inteligência e possui um instinto bem aguçado. Por meio de seu charme, ganha o coração e os sonhos do pinguim Kowalski. 

Montanha é o enorme urso-polar, com 2,5 metros. Por ter muitos músculos, é a 

força bruta do Vento do Norte. Ao mesmo tempo, é emotivo, simpático e adora ter por perto animais pequenos e fofos.

Pavio Curto é uma foca que parece tão fofa quanto os pinguins do zoológico, mas tem temperamento forte e é durona, assim como seus colegas do Vento do Norte. Sua principal função no grupo é mexer com explosivos.

Dá para ver pinguins de Magalhães na Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, tel.: 4422-2017), em Santo André. Ingresso: R$ 7,50 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;