Fechar
Publicidade

Sábado, 16 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

As molduras que Antenor idealizou

Ao mudar-se para Itanhaém, Antenor assumiu uma nova profissão, a de empreiteiro de obras


Ademir Medici

06/01/2015 | 07:00


“Fiquei emocionada. Aquela moldura que está na foto era bem coisa do Antenor. Voltei no tempo, o revi e à minha doce mãe”.

Yara Isa Coradi Carraro, numa das correspondências trocadas com esta página Memória.

 

O empreiteiro

Texto: Isa Coradi

 

Ao mudar-se para Itanhaém, Antenor assumiu uma nova profissão, a de empreiteiro de obras.

 

Mas o casal adorava de viajar e fez muitos passeios, sendo o primeiro até Foz do Iguaçu, depois ao Rio de Janeiro e tantos outros.

 

Antenor continuou empreitando a construção de casa em Itanhaém e pelos, cálculos, chegou a construir 22 no bairro de Cibratel.

 

Sofia começou a apresentar sintomas de uma doença incurável, notando-se, a princípio, pequenos esquecimentos. Levada pelo filho Carlos aos melhores especialistas de São Paulo, foi submetida a rigorosos tratamentos, sem aparentar melhoras. Após alguns anos, a meiga Sofia faleceu em São Bernardo, deixando muitas lembranças por seus atos de bondade.

 

O escritor

Antenor Coradi (*)

 

A partir da morte de minha adorada esposa, minha vida tornou-se monótona. Um vazio dentro de mim me tornava apático, desinteressado por passeios, pescarias e outros entretenimentos.

 

Meu sobrinho Dionizio Corradi pediu-me que descrevesse a pescaria de um enorme peixe dourado que eu havia pescado no Rio Mogi Guaçu. Com uma antiga máquina de escrever, eu começava mais uma profissão: escritor. Uma maneira de preencher o vazio de um viúvo septuagenário.

 

(*) Trecho de um livro escrito por Antenor Corradi em 1986.

 

DATAS

3-3-1983 – O adeus de Dona Sofia.

29-8-1990 – O adeus do Sr. Antenor

 

Antenor Coradi repousa ao lado de sua amada Sofia no Cemitério-Museu de Vila Euclides.

 

E assim, Memória conclui a expandida Semana Antenor Coradi, para relembrar os grandes momentos do Foto Studio Amaro/Samaro, de São Bernardo.

 

Mas, e os livros que ele escreveu?

 

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5716

 

Manchete – Sindicatos querem opinar na comissão de Tancredo (Neves, virtualmente eleito o próximo presidente do Brasil)

Educação – Fundação Santo André recebe 1.109 vestibulandos no curso de Processamento de Dados: são 51 candidatos por vaga.

Data – Folia de Reis: Grande ABC não destrói este folclore. As repórteres Marli Romanini e Niceia de Freitas mostram os vários grupos de cantadores regionais, entre os quais o do Alto do Baeta, em São Bernardo.

 

Santos do dia

Comemora-se o Dia de Reis no Brasil e o Dia da Befana na Itália.

 

Reis e Befana

Texto condensado de Luiz José Moreira Salata, da Sociedade Cultural Brasilitalia, de São Bernardo

 

Na Itália esta data é considerada o Dia da Criança. No calendário ítalo-brasileiro, encerram-se os festejos natalinos. Os presépios são desmontados e os enfeites natalinos, retirados.

 

No Brasil ocorrem as tradicionais visitas dos grupos de “Folias de Reis” nas casas dos festeiros, onde são recebidos. Após as refeições servidas, os foliões agradecem a acolhida com modas de viola e cantorias.

 

Na Itália, a tradição da Befana se revela pela visita que a bruxa faz às casas das crianças. São deixados vinho e um prato típico nas meias. A bruxa chega numa vassoura. Entra pela chaminé (por isso é suja de preto). Ela deposita doces nas mesmas meias e guloseimas para as crianças que foram boazinhas todo o ano. Para as desobedientes, deixa carvão.

 

- André Cursino ou Corsino;

- Nilamão.

 

Município paulista

Aniversariam hoje: Dirce Reis e Morro Agudo.

 

Em 6 de janeiro de...

1880 – Chuvas provocam a queda de barreiras na Serra do Mar, prejudicando o tráfego de trens da São Paulo Railway.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “O avanço lento dos aliados na Bélgica”.

- Inaugurada em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, a igreja de Santana.

- Palestra Itália, clube de futebol paulistano com menos de seis meses de fundação, atual SE Palmeiras, inscreve-se para participar do seu primeiro Campeonato Paulista, em 1915.

1940 - Ressurge o Esporte Clube Vinte de Setembro, de São Bernardo, na Linha Jurubatuba, hoje Bairro Assunção.

1945 – Festa dos Santos Reis em Mauá. Pela manhã, missa festiva e comunhão geral das crianças; à tarde, procissão com a imagem do Menino Jesus; benção das crianças; distribuição de brindes às mesmas, como a festa da Epifania na Itália.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;