Política Titulo Anúncio
Jerson Kelman é novo presidente da Sabesp, diz secretário
01/01/2015 | 16:20
Compartilhar notícia


O novo secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, anunciou nesta quinta-feira, 01, o engenheiro civil Jerson Kelman como novo presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no lugar de Dilma Pena, e o presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMA) Ricardo Borsari como novo presidente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).

Em entrevista à imprensa após cerimônia de posse do novo secretariado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, Braga afirmou também que, se em até dois meses o aumento de até 50% na conta para o consumidor que não economizar água não surtir efeito, o governo tomará "medidas de maior incentivo" à economia, o que poderá incluir a criação de mais escalas de pagamento e elevação da porcentagem de aumento da conta.

"Vamos ver como é que essa opção reage, porque, no fundo, não estamos querendo aumentar tarifa, queremos reduzir o consumo. Então, vamos observar o processo durante um mês ou dois a partir da implementação (prevista para hoje), e a partir dessa observação, tomar medidas mais, digamos, de maior incentivo", afirmou. Segundo Braga, essa é uma das medidas de "curtíssimo prazo" que o governo paulista vem tomando para evitar o esvaziamento total dos mananciais que abastecem o Estado.

"Vamos focar na economia de água, para, através dela, dar mais chances para as chuvas que vão vir no período do verão", afirmou. Ele evitou comentar a decisão da Sabesp de isentar empresas com contrato fixo dessa porcentagem adicional. "Ainda vou estudar isso", disse. Outra medida, já em andamento, destacou, é o reúso de água. De acordo com o novo secretário, o Estado tem tecnologia suficiente para aumentar a capacidade dos reservatórios por meio do reúso.

O novo secretário garantiu ainda que "neste momento, não estamos falando de corte de água". Ele defendeu a redução da pressão, segundo ele, "uma medida usada no mundo inteiro". Questionado pela imprensa sobre a intensificação dessa medida, ele disse que vai "verificar esse assunto a partir de conversas com o novo presidente da Sabesp". Braga informou também que outros nomes de diretores da Sabesp só serão discutidos com o novo presidente da companhia.

O secretário anunciou ainda que o governo estuda uma "solução definitiva" baseada em duas alternativas "já estudadas": as represas de Jurumirim e Juquiá. "Vamos ver qual das duas vai ser aquela em que o governo vai investir para solução de longo prazo", afirmou.

Currículo

Jerson Kelman é mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Colorado State University. Ele é professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ desde 1973 e livre docente desde 1985. Foi diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) de dezembro de 2000 até janeiro de 2005; diretor geral da Aneel de 2005 a 2008 e presidente da Light (companhia energética do Rio) de 2010 a 2012. Além disso, foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de 2003 a 2005 e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de 2005 a 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;