Setecidades Titulo
Menos de 50% tomam vacina contra meningite
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
04/02/2011 | 07:51
Compartilhar notícia


Menos da metade das crianças menores de 2 anos do Grande ABC tomou a vacina contra a meningite C, a mais fatal. A baixa adesão (48,71%), constatada após balanço da Secretaria de Estado da Saúde, surpreendeu médicos e especialistas.

"Era uma vacina muito esperada por todos. Mesmo tendo sido incorporada há pouco tempo (setembro de 2010), esperávamos uma procura maior", afirmou Cândida Kirschbaum, chefe da Vigilância Sanitária de São Bernardo. Segundo dados do Estado, foram aplicadas 14.845 doses, portanto, abaixo do número de crianças dessa faixa etária no município, de 22.769. No entanto, não é possível saber quantas foram vacinadas no total, já que a vacina para menores de 1 ano começou em novembro, sendo duas doses, com intervalo de dois meses, além do reforço com 1 ano. Nas que estão acima dessa faixa constatou-se que a adesão no município foi de 70%. Para Kirschbaum, a explicação da pouca procura pode estar no número de vacinas incluídas no calendário de 2010. Além da meningite tipo C, foram incorporadas a pneumococo (causador de infecções respiratórias) e H1N1 (gripe suína). "Foi um ano atípico. As novas vacinas podem ter confundido alguns", disse.

Tanto ela quanto Tânia de Moura, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, em Santo André, ressaltaram que é importante que os pequenos sejam vacinados antes da chegada do inverno, quando ocorrem mais casos.

Mesmo que os pais ou responsáveis tenham perdido o prazo da primeira e segunda doses, programadas para serem dadas aos 3 e 5 primeiros meses de vida, é importante levar ao posto. "Se perdeu o prazo, ainda é possível vacinar as crianças com até 1 ano, 11 meses e 29 dias fazendo um novo calendário para a criança", explicou Tânia.

Das 13.569 crianças menores de 2 anos em Diadema, foram aplicadas 6.635 doses. Em Mauá, das 12.350, foram 6.619. Em Ribeirão Pires foram 753 doses em um universo de 3.130 crianças. Rio Grande da Serra aplicou 484 doses, em um universo de 1.284 crianças. Em Santo André, das 17.945, foram 9.248 e, em São Caetano, 1.463 vacinas, entre uma população estimada de 3.466. Os dados são da Secretaria Estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;