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Região quer gastar R$ 341 mi no Natal

Preço por presente é menor que em 2013; queda no emprego influencia gasto

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/12/2014 | 07:19
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Denis Maciel/DGABC


O consumidor da região gastará, em média, R$ 466 em presentes para o Natal, alta de R$ 10 em relação ao ano passado. O preço médio de cada item será de R$ 165, alta anual de R$ 6. Com isso, o Grande ABC movimentará R$ 341 milhões, sobre R$ 315 milhões do ano passado.

O Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo publicou as informações ontem, por meio da PIC (Pesquisa de Intenção de Compra) Natal de 2014.

Descontada a inflação acumulada em 12 meses até outubro, de 6,59%, o valor médio do presente apresentou queda real de 3% ante 2013. Já o gasto total planejado teve recuo de 4%. Para o coordenador do observatório, Sandro Maskio, a queda no emprego na região, principalmente na indústria, reduziu a massa salarial. Por isso, os consumidores estariam menos dispostos a gastar neste Natal do que nesta data do ano passado.

Desta maneira, a PIC identificou mudança no comportamento dos consumidores. Para um terço deles, o preço será determinante para a escolha do presente. “Nas pesquisas anteriores, temos visto o desejo (33%) e a qualidade (18%) sobressaindo”, destacou Maskio. “Talvez seja pelo maior número de pessoas a serem presenteadas”, observou a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Metodista, Silvia Cristina da Silva Okabayashi.

Outra mudança de comportamento foi a internet ter superado, com 8% de preferência, o comércio de bairro, com 6,6%, na escolha do local de compra. Silvia disse que a possibilidade de pesquisar os preços influenciou no resultado. Maskio acrescentou que a expansão do número de pessoas que acessam a internet, por meio de computadores, smartphones e tablets, contribuiu à transição.

Porém, mesmo com a maior busca por preços menores, a previsão de movimentação da região, de R$ 341 milhões, significa aumento real de 1,5% ante 2013. “O número de famílias cresceu”, destacou Maskio, lembrando alterações nas estimativas da população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a PIC, 80% das famílias da região (615 mil) vão desembolsar com presentes de Natal.

A mãe foi a mais citada como presenteada, com 22,5% das opiniões, seguida por filhos (15,3%), mulheres e maridos (13,9%), pai (13,5%) e namorados (8,2%).

Os vestuários e calçados (33,9%) são os mais citados por quem vai presentear, seguidos de perfumes e cosméticos (13,8%) e brinquedos (10%). A proximidade determinará o local de compra e o cartão de crédito é o meio preferido de pagamento 48%, influência das compras on-line.
 




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