Memória Titulo Memória
As lições vindas da estiagem de 1924

Há um mês, quando saímos de férias, a estiagem tomava conta do noticiário...

Ademir Medici
05/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.”

Rubem Alves, citado pelos alunos da Emeb Belmiro Soares da Cunha, do Jardim Jerusalém, São Bernardo, num encontro que tivemos com eles no dia 27 de novembro, na biblioteca da escola.

Há um mês, quando saímos de férias, a estiagem tomava conta do noticiário. A reserva de água no Sistema Cantareira alcançava índices dramáticos. Nada mudou. Autoridades dizem que a situação é inédita. Porém...

Fenômeno semelhante registrou-se 90 anos atrás. A seca de 1924 prejudicava o suprimento de água potável à população de São Paulo, as safras de cereais e a indústria pastoril, “concorrendo para o encarecimento da vida”. Não havia Sistema Cantareira, mas a Light – The São Paulo Tramway, Light and Power Company, Limited – pedia à população que economizasse energia elétrica.

Em notas sucessivas, o presidente da Light, Alexander Mackenzie, e o superintendente, Edgar de Souza, assinalavam:

Os grandes açudes de Santo Amaro e Parnaíba estão quase esgotados. Idem o da fornecedora da Light, S. Paulo Electric Company, Limited.

Cabia aos açudes armazenar água durante as estações da chuva, para uso quando do período de seca.

Na estiagem de dezembro de 1924, as reservas estavam sendo utilizadas para mover as turbinas que forneciam energia elétrica para a iluminação pública e particular e para a força motriz da indústria da Capital, Grande ABC (então município de São Bernardo), Santo Amaro (então município autônomo), Guarulhos, São Roque, Una e Sorocaba.

A reserva também servia ao tráfego de um trecho da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

A palavra de ordem era: economia no uso de luz. Medidas paliativas eram utilizadas, como hoje o são. Mas uma notícia oferecia esperança: a Light esperava ver em funcionamento, em março de 1925, mais uma nova unidade geradora: um tal de reservatório Billings. Vocês conhecem?

ENGENHARIA

O sistema Billings é obra importante da engenharia da primeira metade do século passado, e está no nosso quintal, entre Riacho Grande e Cubatão, a serra velha. Ontem, objeto de orgulho e de visita; hoje, um equipamento em plena atividade, gerando energia elétrica, mas esquecido pela escola, pelo movimento de memória, pelos meios de comunicação. Uma pauta à espera de um pauteiro.

Em 1957, Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, foi um dos jornalistas que visitou as obras na descida da Serra do Mar. Quase uma montanha russa, de tirar o fôlego do visitante. Beltran embarcou nesta e nos legou imagens que permaneciam inéditas e hoje Memória, no retorno das férias, orgulha-se em dividir com o caro leitor. Uma vez mais, obrigado Beltran.

Em 5 de dezembro de...

1904 – Chove continuamente. Estradas da região acham-se intransitáveis.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: o desenvolvimento da ação dos aliados; os franceses ocupam importantes posições à margem direita do Monselha e nos Vosges.

1924 – José Luiz Flaquer, o senador Flaquer, morre em Santo André.

1944 – Wallace Simonsen é nomeado prefeito-interventor de São Bernardo.

1949 – Em plena era da Via Anchieta, é sancionada em São Bernardo uma lei de incentivo às novas indústrias.

1954 – Estão presos na delegacia de polícia de Santo André 23 membros da seita Batalhão Suicida das Cerejeiras. São japoneses, 16 em greve de fome. Querem retornar ao Japão ou são recrutados para combater na China comunista. Clima tenso. Informa-se que 800 japoneses armados, reunidos na Vila Pires, estariam dispostos a atacar a delegacia, hoje 1º Distrito Policial, na Rua Xavier de Toledo.

- Futebol em Ribeirão Pires: Ribeirão Pires FC 1, Arara Clube, de São Paulo, 2.

O Mauá de Paschoalick

Câmara de Mauá realiza hoje sessão solene em comemoração ao 60º aniversário da emancipação político-administrativa da cidade. Haverá menção honrosa pelo centenário de Jorge Paschoalick. Ele foi o primeiro presidente do Legislativo. A sessão começa às 19h30, no plenário Ruy Barbosa: Avenida João Ramalho, 305, ao lado do Paço.

Hoje

- Dia Nacional da Pastoral da Criança

- Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 5 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5690

São Bernardo – Distrito de Riacho Grande reivindica um anfiteatro para 250 pessoas.

Ribeirão Pires – Cetesb instala estação medidora do ar.

Comércio – Grupo Peralta instala primeira unidade no Grande ABC, na Vila Linda, Santo André.

Teatro – Grupo Forja realiza sua semana no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Município Paulista

- Hoje é aniversário dos municípios de Sertãozinho e Taubaté.

- Taubaté foi fundado em 1645. É o sétimo município mais antigo do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia, Mogi das Cruzes, Iguape e Ubatuba.

- Sertãozinho foi elevado a município em 1896 quando se separa de Ribeirão Preto.

Santos do dia

- São Geraldo. Nasceu em Cahors, França, no final do século 5. Foi bispo de Braga.

A Arquidiocese de Braga, em Portugal, está lançando o livro S.Geraldo e o milagre da fruta, obra de Catarina Saavedra e Sílvia Abreu.

O livro pretende sensibilizar as crianças para história e vida do santo.

Todo dia 5 de dezembro, a Arquidiocese de Braga ornamenta a capela de São Geraldo com fruta fresca.

Diz a tradição que Geraldo adoeceu. Fazia muito frio. As árvores não davam fruto. Mas o milagre aconteceu e as árvores do terreno onde o santo residia tornaram-se, milagrosamente, recheadas de fruta.

- Crispina

- Dalmácio

- Nicécio

- Sabas 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;