Internacional Titulo
Mentirosos patológicos têm uma desculpa: anomalia cerebral
Da AFP
29/09/2005 | 17:19
Compartilhar notícia


Os mentirosos patológicos teriam uma desculpa: uma anomalia do cérebro, de acordo com pesquisadores americanos.

Estudos precedentes mostraram maior atividade do córtex pré-frontal, a parte do cérebro que permite sentir remorso ou aprender a se comportar moralmente, quando pessoas comuns mentem.

Porém, a equipe de Yaling Yang e Adrian Raine (USC, Los Angeles, Califórnia) identificou graças a um exame de imagem realizado por ressonância magnética, diferenças de estrutura na matéria cerebral entre esses mentirosos patológicos e os sujeitos normais.

Os resultados, os "primeiros" que mostraram uma diferença "estrutural", serão publicados em outubro pela revista British Journal of Psychiatry.

O estudo foi conduzido com 108 voluntários, sendo 12 mentirosos (11 homens, uma mulher), 16 apresentando uma "personalidade anti-social" mas sem pregar mentiras patológicas (15 homens, uma mulher), e 21 (15 homens, 6 mulheres) pessoas ditas normais.

Os pesquisadores constataram variações de repartição entre a massa cinzenta e a branca do cérebro: os mentirosos patológicos têm 25,7% a mais de substância branca no córtex pré-frontal que os "anti-sociais", e 22% a mais que os "normais".

Ao contrário, os mentirosos patológicos têm menos massa cinzenta no cérebro que as pessoas normais (-14,2%).

"Mentir exige muitos esforços", explica Adrian Raine, para quem a presença de mais substância branca poderia fornecer aos mentirosos as ferramentas necessárias à arte complexa da manipulação.

As crianças autistas têm mais dificuldades para mentir, e apresentam menos matéria branca no cérebro, destacam os pesquisadores californianos.

"O autismo é complexo e não pode ser tomado como modelo no âmbito na mentira, mas os resultados são coerentes com os registrados nos adultos mentirosos patológicos, sugerindo que essa parte do cérebro (córtex pré-frontal) tem uma influência direta na capacidade de manipulação", finalizam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;