O Papa Bento XVI presidiu na basílica de São Pedro do Vaticano a missa da Quinta-Feira Santa que dá início às celebrações da Páscoa, que terminarão no domingo com a benção 'urbi et orbi' (à cidade e ao mundo).
Depois desta ‘missa crismal’ na presença de todos os padres da diocese de Roma, o Sumo Pontífice realizará a tradicional lavagem de pés na basílica romana de São João de Latrão.
A Quinta-Feira Santa no cristianismo celebra a última ceia de Cristo com os discípulos antes de sua prisão e crucificação.
Durante a homilia, que começou com a recordação de um relato do escritor russo Leon Tolstoi, Bento XVI falou do "amor de Cristo crucificado", o único capaz de "devolver a brancura a nossa roupa suja, de fazer a verdade e sua luz em nosso espírito obscurecido".
A missa da Sexta-Feira da Paixão será celebrada na basílica de São Pedro, seguida da tradicional Via Crucis no Coliseu romano.
Bento XVI retornará no sábado à basílica vaticana para a ‘vigília pascal’ e um dia depois celebrará a missa do Domingo de Ressurreição na praça de São Pedro, antes de pronunciar a benção 'urbi et orbi'.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.