Turismo Titulo Portugal
Minha Terrinha

Por do Diário do Grande ABC
13/11/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Nada melhor do que um verdadeiro gajo para descrever sua terra Natal. O ator Francisco Côrte-Real, 27 anos, nasceu em Lisboa, mas vive há 20 anos no Estoril, por ser mais tranquilo e próximo à capital. Apreciador de belas paisagens e boa música, o artista dá dicas exclusivas ao Diário sobre seu país de origem. Confira.

“A minha iluminada e hospitaleira Lisboa é atualmente um dos destinos turísticos mais apetecíveis da Europa. Com cerca de 500 mil habitantes e situada à beira do rio Tejo, é uma cidade relativamente pequena e fácil de explorar, graças a uma vasta rede de transportes (trem, metrô, bondinhos e ônibus) que funciona de forma fluída e eficaz, com preços bastante acessíveis. Destaco a rede do metrô, que abrange boa parte da cidade, como o meu meio de transporte favorito – uma excelente forma de nos deslocarmos dentro da cidade, evitando o trânsito caótico que se faz sentir a muitas horas do dia.

Recomendo que se aprecie Lisboa com a ajuda de seus mágicos e tradicionais mirantes. Vistas impressionantes desvendam o mistério das suas sete colinas. Sugiro que se comece pela Colina de São Jorge (Costa do Castelo), que apesar de não ser a mais alta, foi onde ''''nasceu'''' Lisboa e onde se construiu o famoso Castelo. É obrigatória a visita. Para quem aqui se desloca, sugiro também uma paragem no Chapitô – carismática escola de performances artísticas e artes circenses, que é simultaneamente uma instituição de solidariedade, restaurante e bar. Com uma maravilhosa vista panorâmica, é sem dúvida um dos meus spots preferidos.
Podemos percorrer as ruas estreitas que descem pelos pitorescos Castelo, Mouraria e Alfama – bairros típicos, conhecidos pelas suas festas populares e onde, na minha opinião, se vive e se respira a verdadeira e tradicional Lisboa. É essencial que esta experiência seja feita caminhando.

Com um rico patrimônio histórico e com um estilo de vida bem contemporâneo, Lisboa combina na perfeição o ''''novo'''' e o ‘velho’. Se isso é visível pelas ruas da cidade, também se verifica na sua gastronomia. Outrora conhecida essencialmente pelo bacalhau, cafés antigos e tabernas, a capital portuguesa oferece agora uma grande variedade de restaurantes, onde a modernidade e sofisticação se aliam à diversidade de diferentes cozinhas e influências, fazendo as delícias dos clientes mais exigentes. Para quem procura roteiro gastronômico rico e diversificado, Lisboa é a cidade certa.

No Chiado e Bairro Alto, encontramos alguns dos mais modernos restaurantes e bares. Com uma localização privilegiada e sendo considerada uma área com forte presença artística e criativa, a baixa lisboeta é a zona cool e boêmia da cidade. O meu destaque vai para o Bairro Alto, um ícone da vida noturna lisboeta, onde mais de 250 bares se estendem por uma ‘teia de ruas’ cobertas de graffiti. Para quem procura diversão noturna, visitas ao Bairro Alto, Cais do Sodré e à discoteca Lux, são absolutamente indispensáveis.
Quem gosta de compra, esta é também a área certa, pois é composta por algumas das melhores e mais originais lojas. Tradicionalmente uma zona com forte história no comércio, isso reflete-se um pouco por toda a baixa pombalina, com especial destaque para a famosa Avenida da Liberdade – uma das principais avenidas europeias – onde se encontram representadas as marcas mais glamourosas.
Falar de Lisboa, é também falar de Fado – considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Dito isto, não deixe de jantar numa das famosas Casas de Fado espalhadas por Lisboa, uma experiência única e que pode ser também bastante romântica. A minha sugestão vai para o incontornável Café Luso.

Jovem e cosmopolita, Lisboa aposta forte nos festivais de música (sobretudo no Verão), mas que dispõe também de uma vasta oferta na sua agenda cultural, ao longo de todo o ano. Inúmeros museus, galerias e teatros podem ser visitados diariamente, entre os quais destaco a Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Design e da Moda. A minha sugestão é que assistam a uma peça no centenário Teatro Nacional D. Maria II.

OUTROS PONTOS
Visitar Belém é também obrigatório, sendo uma das áreas mais emblemáticas e míticas da cidade. O Mosteiro dos Jerónimos, a belíssima Torre de Belém e provar os famosos pastéis de nata, são experiências únicas e tradicionais. Recomendo ainda a visita a Sintra – pelo seu mistério, mística, riqueza histórica e beleza peculiar dos seus jardins, paisagens, castelos e palácios. Falar em Sintra, é também sinônimo de falar na famosíssima e ilustre Casa Piriquita, assim como na Quinta da Regaleira e no majestoso Palácio da Pena.
Por fim, é chegada a vez de Cascais – vila descontraída e encantadora, plantada em cima do Atlântico, que fica apenas a 30 minutos de trem de Lisboa. Rica em praias atraentes, é um local ideal para relaxar e desfrutar do maravilhoso marisco e peixe grelhado servidos por lá. Para os amantes do surfe e das belas praias selvagens, aconselho vivamente a praia do Guincho.” 

MIL MARAVILHAS

PORTO
Local de inspiração de escritores como Eça de Queiroz e Fernando Pessoa, muitos consideram Sintra apaixonante por seu charme único, paisagens românticas, riqueza de estilos arquitetônicos, museus e monumentos. Faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco desde 1995. Além disso, algumas lendas associam a cidade ao misticismo devido aos resquícios de povoamento no período da idade da Pedra e por ter sediado palácios de verão na idade média.

Logo na praça principal está o Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, construído no final do século 14 como local de veraneio de muitos reis portugueses. O palácio chama a atenção pelas duas chaminés cônicas e paredes de azulejo. O Palácio de Pena está no pico mais alto da serra de Sintra e foi construído sobre as ruínas de um convento. Cheio de cores e adornos, apresenta misto de estilos arquitetônicos que formam vista dos cartões postais.

A Quinta da Regaleira também é um lugar cheio de simbologias e impressiona com seus jardins, grutas, poços e capela. Acredita-se que esse local esconde significados relacionados a rituais de maçonaria. Toda essa magia fica a 45 minutos de Lisboa, de onde saem trens a cada 15 minutos da estação do Rossio.

Mais informações no site: www.sintra.org.br.

FÁTIMA
Fátima é o local preferido dos católicos, mas é capaz de conquistar os mais céticos. Prova disso sãos os seis milhões de visitantes que passam por lá anualmente. Trata-se de roteiro que pode ser feito num bate e volta, já que a cidade é facilmente acessada a partir de Lisboa ou de Porto.

Os católicos fazem questão de visitar Fátima por ter sido local de aparições de Nossa Senhora do Rosário. Em 1930, o episódio ganhou destaque colocando a pequena região, em 1977, na posição de Vila. Cerca de 20 anos depois, conquistou o título de cidade e de um dos maiores centros de peregrinação mariana, principalmente nos dias 12 e 13 de maio.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, principal centro de peregrinações, é dona de uma torre de 65 metros de altura. Devem estar no passeio visita à Capelinha das Aparições que, segundo os fiéis foi construída a pedido da santa, além do Monumento de Jesus, que ocupa a região central da construção. Alí está um dos maiores templos católicos do mundo: a Igreja da Santíssima Trindade, que ostenta grandiosa obra arquitetônica assinada pelo grego Alexandros Tomazis e outros artistas portugueses. Coloque na lista também o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça.

Mais informações no site: www.fatima.pt.

PORTO
Visitar Porto é essencial para quem quer mergulhar na cultura portuguesas, apesar das três horas de viagem de trem que a separam de Lisboa. A charmosa cidade deu nome ao vinho português, forte e adocicado, que ficou famoso a partir da segunda metade do século 17 e teve papel fundamental no enriquecimento local.

Porto, segunda maior cidade do país, também está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco devido ao seu rico centro histórico, composto por monumentos e edifícios como a Sé e a Torre dos Clérigos. A Escola de Arquitetura também é responsável por atrair os olhares do mundo, já que de lá surgiram nomes como Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, dois dos mais famosos arquitetos portugueses contemporâneos.

A Ponte D. Luiz I, que se estende sobre o rio Douro, oferece visão privilegiada da cidade e está localizada na Vila Nova de Gaia, de onde pode-se admirar as casas tipicamente portuguesas. As margens do rio Douro permitem também agradável caminhada na região da Ribeira, que guarda o centro histórico de Porto e oferece visão das caves de vinho, onde é possível participar de visitar guiadas com direito a degustação. A Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Livraria Lello e a Casa da Música também devem estar no roteiro.

Mais informações no site: www.visitporto.travel.

COIMBRA
Capital do reino de Portugal entre 1139 e 1256, Coimbra emana ar jovial propagado pelos milhares de estudantes de todo o mundo que tomam as universidades da cidade, inclusive a mais famosa e antiga do país: a Universidade de Coimbra. No pátio fica a clássica Biblioteca Joanina, do século 18, que encanta os visitantes com seu estilo rococó e guarda mais de 300 mil obras dos séculos 16 a 18.

A cidade dos estudantes, como é também conhecida, é dona de clima mediterrâneo que torna qualquer época do ano perfeita para visitação. Além disso, está localizada no centro do país, o que favorece o acesso por outras cidades portuguesas.

Coimbra possui 28 museus distribuídos em seus 319,4 km². Se não der tempo de visitar todos, dê preferência para o Municipal, que exibe a Coleção Telo de Morais e pinturas dos séculos 19 e 20. Já o Museu Nacional de Machado de Castro guarda rica coleção de pinturas e esculturas.

Coimbra também agrada aos apreciadores de lojinhas com a Rua Ferreira Borges, a principal da Cidade Baixa. Não há trânsito local, o que deixa os pedestres mais à vontade. Para os amantes de atividades ao ar livre, o Parque Verde do Mondego é opção. Além de margear o Rio Mondego, oferece atividades como canoagem.

Mais informações no site: turismodecoimbra.pt.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;