Cultura & Lazer Titulo
Rotina auxilia os pais na difícil arte da educação
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/02/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Equilibrar atividades de casal no mundo moderno junto com os afazeres da maternidade não é das tarefas mais fáceis. Mulheres com filhos pequenos que o digam. A presença e a orientação dos pais são essenciais para o desenvolvimento das crianças, mesmo para aquelas que ficam aos cuidados de babás ou da escola.

A novela Tempos Modernos, da TV Globo, mostra o caso de quatro crianças que não têm atenção nem limites e aponta as consequências deste comportamento. A personagem Goretti Cordeiro, interpretada por Regiane Alves, é uma das filhas do protagonista Leal (Antônio Fagundes) e a única que deu netas ao empresário. Por sinal, na busca por um menino, ela teve quatro garotas - Maria Eugênia (Ana Karolina Lannes), Maria Clara (Jeniffer Andrade), Maria Helena (Rebecca Orenstein) e Maria Eunice (Polliana Aleixo) - e uma péssima experiência como mãe.

Desde o início da novela nenhuma babá consegue permanecer no trabalho de cuidar das meninas, que são peraltas e costumam fazer estripulias para chamar a atenção.

Na vida real é preciso estabelecer uma rotina para as crianças mesmo sem a constante presença da mãe, como explica a consultora familiar Antoniele Fagundes. "A rotina é amiga dos educadores e amiga das crianças. Elas precisam fazer coisas parecidas todo os dias para que sozinhas se adaptem aos horários de comer, tomar banho e dormir. Mas sempre com criatividade, para que a criança não fique entediada. Com uma rotina estabelecida, é muito mais fácil para os pais saber o que cobrar da escola e da babá", pontua.

A psicopedagoga Lou de Olivier faz uma ressalva para mostrar que, para algumas crianças, a rotina pode ser desmotivante. "Cabe a cada pai e mãe conhecer a fundo seu filho e dar a ele a melhor educação para cada um individualmente", e enfatiza que o trabalho ou acumulo de funções não pode ser desculpa para que as mamães não tenham tempo de qualidade ao lado dos pequenos.

Antoniele Fagundes complementa que este momento com os filhos pouco tem a ver com ir ao shopping depois de um longo dia de trabalho e enfrentar trânsito, fila para pedir comidas pouco saudáveis e esquecer a criança entre jogos eletrônicos. "Algumas saem de casa sem ao menos perguntar o que as crianças querem fazer. Às vezes ela só queria brincar com jogo da memória no quarto", afirma.

Ao delegar os cuidados dos filhos, é importante lembrar que tanto babás quanto escolas devem ter orientação em treinamentos e cursos de nível profissional. Aos pais cabe apenas estipular que tipo de educação querem para as crianças e isso é individual. A escola não deve ser responsabilizada pela educação das crianças. Isso cabe aos pais ou a quem cuida da criança.

As dicas das profissionais na hora de escolher a escola para deixar o pequeno em período integral é optar por um bom método de ensino, profissionais bem preparados, com brinquedoteca, espaço para atividades físicas e culturais, verificar se há um psicopedagogo para acompanhar o aprendizado e estabelecimento que tenha valores com os quais a família se identifique.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;