Cultura & Lazer Titulo
Ode à mulher
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
14/09/2011 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


Para comemorar o tempo das flores, a 5ª Primavera dos Museus celebra o feminino com o tema 'Mulheres, Museus e Memórias'. Em todo o País, 589 instituições trabalham seus acervos em propostas que contemplam o assunto.

São Caetano, única cidade da região a participar do projeto, abre amanhã, na Fundação Pró-Memória, a mostra 'Mulheres, Memória e Ofícios'.

A programação completa com os museus da Capital e suas agendas, que vão do dia 19 ao dia 25, pode ser conferida no site www.museus.gov.br/5-primavera-dos-museus.

Na exposição são-caetanense, com retratos do acervo municipal, a história da cidade é reconstituída através da figura feminina. Em 45 fotos antigas, roupas, poses e cenários desvendam detalhes da vida na cidade em boa parte do século passado.

CINEMA
A sétima arte não fica de fora do especial. Três filmes serão exibidos gratuitamente no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4221-8347) nos dias 20, 21 e 22, sempre às 19h.

As escolhas centraram três personagens históricas de diferentes períodos que tiveram seus feitos biografados para o cinema. São elas Maria Antonieta, Elizabeth I e a estilista Coco Chanel.

'Coco Antes de Chanel', longa do dia 20, retrata a difícil infância e juventude da órfã que tornou-se lenda na moda do século 20.

No dia 21, Elizabeth - A Era de Ouro retrata a missão da protestante rainha Elizabeth I em combater os desejos do rei espanhol Felipe II de destronar a herege monarca e restaurar o catolicismo na Inglaterra.

Como o filme acima, extremamente imagético, com cenários e figurinos que parecem pinturas, 'Maria Antonieta', o último longa exibido, no dia 22, conta a história da última rainha francesa, que foi guilhotinada durante a Revolução Francesa.

Dirigido por Sofia Coppola, o filme centra na união da princesa austríaca com a coroa francesa e nos momentos de solidão que a rainha passou em sua corte, com atenção para os escândalos que gerou ao instigar nobres e plebeus a desafiarem os formalismos e viver o luxo e a diversão.

Mulheres, Memórias e Ofícios - Exposição. Na Fundação Pró-Memória - Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, São Caetano. Tel.: 4223-4780. De segunda à sexta, das 8h às 18h. Até dia 11 de novembro. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;