D+ Titulo
Cirurgia de redução de estômago pode diminuir a diabetes
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
17/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Que a cirurgia bariátrica é um grande avanço em relação às técnicas de controle de obesidade não resta dúvidas. A novidade é que, em pouco tempo, as intervenções para redução de estômago não serão aliadas somente na perda de peso.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Nilton Kawahara, anunciou em congresso no início deste mês, em Salvador, os primeiros estudos que indicam a cirurgia bariátrica para reverter quadro de diabetes. O especialista explica que a técnica é parecida com a aplicada em procedimento para peso mórbido. Os cirurgiões perceberam que em 80% dos casos havia reversão de diabetes antes mesmo da perda de peso, logo após a alta médica da cirurgia.

Segundo estudos do cirurgião norte-americano Walter Poiref, a diminuição da diabetes ocorre devido ao aumento do hormônio GLP1 (incretina) no intestino. Devido à chegada mais rápida do alimento ao intestino delgado, há aumento dos hormônios gerando maior produção de insulina pelas células beta do pâncreas, diminuindo o açúcar no sangue. Em fase experimental, as cirurgias para reversão de diabetes são inicialmente indicadas para pacientes obesos com diabete tipo 2.

"Há estudos recentes para que pacientes não-obesos realizem as cirurgias exclusivamente para controle da diabetes, sem fazer com que o paciente perca peso", adianta Nilton Kawahara, também professor de cirurgia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

ATENÇÃO - As cirurgias de obesidade e reversão de diabetes podem ser realizadas por meio de planos de saúde privados ou pelos SUS (Sistema Único de Saúde). O cirurgião reforça a importância de cuidados pré e pós operatórios, com acompanhamento multidisciplinar de médico cirurgião, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, gastroenterologista, fisioterapeuta e até fonoaudiólogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;