Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 27 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Ônibus 'limpo' circulará em novembro


Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

08/08/2008 | 07:02


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deve iniciar em novembro os testes de rua com o ônibus movido a célula de hidrogênio - tecnologia limpa por expelir vapor de água ao invés de monóxido de carbono durante a queima para produção de energia.

Os testes vão ocorrer em linhas que vão da Estação São Mateus, na Zona Leste da Capital, até o Jabaquara, na Zona Sul, passando por Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema.

No primeiro mês, a intenção da empresa é manter o ônibus circulando sem passageiros. Técnicos avaliarão o desempenho do protótipo sob condições adversas de terreno (áreas íngremes e planas) e de clima. Só em dezembro que a população experimentará a novidade.

O resultado do teste será usado na confecção de três novos ônibus, que devem chegar às ruas em 2009.

O veículo não precisa das linhas suspensas do corredor para obter energia. "Ele independe de redes. Pode ser usado em qualquer lugar", afirma o presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida, dizendo que, caso haja uma produção em série desse tipo de veículo, poderia ser usado em qualquer linha de ônibus.

O hidrogênio para o protótipo será produzido pela própria EMTU. Ele vem da eletrólise da água. "O macete é produzir esse combustível de madrugada, quando o custo da energia é mais baixo. Os trólebus consomem energia no horário de pico", diz Almeida.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;