Setecidades Titulo
Saída de camelôs muda visual do Centro
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
19/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A mudança dos camelôs do Centro de Santo André para o Boulevard Itambé no início desta semana alterou também o visual da cidade. O amontoado de barracas e a venda de produtos espalhados pelo chão deram lugar a calçadas livres com mais mobilidade aos pedestres.

Com a construção de um camelódromo com 133 boxes, a Prefeitura de Santo André obrigou a saída de todos os vendedores ambulantes das ruas centrais da cidade.

Quem passa pelo local todos os dias, aprova a mudança. "Com tantas barracas, era complicado andar no Centro, agora estamos mais livres", conta a doméstica Nadir Rosa, 43 anos.

A auxiliar de limpeza Ana Paula Calado Faustini, 26, também acredita que a saída dos ambulantes tenha trazido mais fluidez aos pedestres. "As calçadas estão mais limpas e arejadas. Acho bem melhor os camelôs terem um lugar próprio para trabalhar com mais segurança."

Já os comerciantes comemoram mais do que o acesso nas calçadas. "Enquanto eu tinha de bancar um valor muito alto de aluguel, os camelôs não pagavam nada e vendiam a mesma mercadoria que eu. Era uma concorrência desleal", diz Silvia Rosa Carvalheiro, que tem uma loja de roupas na Rua Coronel Oliveira Lima. "Torço para que eles façam uma clientela no bulevar, mas confesso que me sinto melhor quando vejo o Centro menos poluído."

Outro vendedor, Fernando Gonzaga, 24, da Rua Campos Sales, concorda que os ambulantes competiam de maneira desleal. "Os preços eram incomparáveis. Agora, até para andar na rua melhorou."

ITAMBÉ
A Prefeitura investiu R$ 2 milhões na obra do Boulevard Itambé, inaugurado no dia 25 de junho. As primeiras barracas só foram abertas na segunda-feira passada, após a administração dar um ultimato para que os ambulantes saíssem das ruas.

A ocupação dos estandes foi feita aos poucos durante a semana. Mesmo assim, das 133 lojas disponíveis, apenas 30 funcionavam ontem à tarde.

A ambulante Sueli Fernandes Capela, 43, disse que eles têm se mudado para o bulevar motivados pela fiscalização. "Não podemos mais trabalhar na rua, mas ainda é preciso de muitos ajustes aqui."

O assessor especial da chefia de gabinete, Carlos Augusto Alves dos Santos, disse que a Prefeitura vai estipular um novo prazo para que os ambulantes ocupem os boxes. Caso haja desistência, outros comerciantes cadastrados na lista de espera serão acionados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;