Setecidades Titulo Educação
Bom desempenho no Enem depende de calma e organização

Ao todo, 8,7 milhões de candidatos participam
do processo seletivo para 60 instituições federais

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 Entre hoje e amanhã, 8,7 milhões de estudantes estarão concentrados na realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação é a única porta de entrada para diversas faculdades privadas e cerca de 60 universidades federais do País, sendo a UFABC (Universidade Federal do ABC) e o campus Diadema da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) na região.

Candidatos que se prepararam para a maratona, composta por 90 questões de múltipla escolha e redação, devem usar os instantes antes do início da prova para relaxar e conferir os documentos necessários para sua realização – identificação original com foto e cartão de confirmação. “Nada de estudar. Deve ser um momento de tranquilidade e preparação”, recomenda o coordenador acadêmico da Faculdade Anhanguera de São Caetano, Ricardo Gouveia.

O ideal, segundo o professor, é que o aluno tenha um sono traquilo, tome café da manhã reforçado, relaxe e almoce antes da prova. “Ele pode ouvir uma boa música e evitar refeições pesadas. O bom e velho arroz com feijão é uma ótima pedida para estar bem alimentado”, considera Gouveia.

A organização é considerada fundamental para evitar atrasos e transtornos, garante o especialista. “Sabemos que haverá trânsito nesse horário (antes da prova), então, é prudente sair mais cedo de casa e chegar com antecedência para evitar tensões desnecessárias”, orienta Gouveia.

Os portões dos locais de prova serão fechados pontualmente às 13h. Para a realização do exame, é necessário levar caneta esferográfica preta fabricada com material transparente. “É importante também estar bem hidratado, então, o aluno pode levar uma garrafinha de água”, lembra o professor.

 

PROVA

Hoje os estudantes terão quatro horas e 30 minutos para responder as questões relacionadas a Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. “Uma dica é não perder tempo com aquelas perguntas que se têm dúvidas. O indicado é pular e voltar a resolvê-las no final”, comenta Gouveia.

Amanhã serão cinco horas e 30 minutos para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaboração da redação. Neste caso, a indicação é para que a produção do texto seja a primeira tarefa. “Geralmente no início da prova estamos com a cabeça mais tranquila e com mais ideias. Depois o aluno pode ir para a parte de Exatas e, por último, as questões de Português”, completa o professor. Ler os enunciados com calma é outro trunfo. “A pressa gera o erro”, diz.

 

MEC recomenda atenção às regras impostas para realizar o exame

O MEC (Ministério da Educação) recomenda aos candidatos que participarão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que prestem atenção às regras impostas para a prova. Em 2013, 47 candidatos foram eliminados por uso de eletrônicos.

Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pendrives, MP3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens. Armas de qualquer espécie (mesmo com documento de porte), óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, gorros e similares) não serão permitidos.

Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador na porta da sala na qual será feito o exame. A embalagem deverá ser mantida embaixo da carteira até o fim das provas.

O Enem é oferecido em 1.669 municípios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;