Cultura & Lazer Titulo
Convênio entre prefeitura e Filarmônica de S.Bernardo é renovado
Alessandro Soares
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande BC
05/03/2005 | 15:25
Compartilhar notícia


Após duas semanas de boatos que causaram um clima de incerteza e confusão sobre a continuidade do convênio entre Prefeitura e a Orquestra Filarmônica de São Bernardo, que culminaram em duas tumultuadas tentativas de ensaio nesta semana – nas tardes de quarta-feira e de sexta –, tudo acabou no palco. O convênio foi prorrogado até maio e a Filarmônica continua suas atividades nesse período, até que seja discutido um novo acordo.

Músicos e maestro foram avisados na porta do Teatro Lauro Gomes, na quarta-feira, que, por ordem do Departamento de Cultura, não poderiam ensaiar. As atividades deveriam ser suspensas por tempo indeterminado, até que fossem resolvidos "problemas" no convênio entre a Prefeitura e a Sociedade Amigos das Artes. Essa entidade é a mantenedora da Filarmônica e também a contratante dos serviços da produtora Vida Nova Eventos, do casal Paulo e Mônica Rydlewski, maestro e produtora dos eventos da orquestra. O que seria mais um ensaio, se transformou em um dos encontros mais tensos desde a criação do grupo, em 2000.

Na sexta, o ensaio começou com mais de uma hora de atraso, só depois que o diretor de Ações Culturais da Secretaria de Cultura, Gonçalo Pavanello, deu pessoalmente o sinal verde para os músicos, mesmo com a apresentação, por parte do maestro Paulo Rydlewski, de uma carta postada em 28 de fevereiro pelo presidente da Sociedade, Moacyr Donadelli, que solicitava a suspensão dos serviços.

Por outro lado, o projeto de lei que destina cerca de R$ 6 milhões dos cofres públicos para a manutenção da orquestra e outras atividades durante quatro anos já havia sido aprovado e publicado no Notícias do Município de 4 de fevereiro e a Orquestra já havia realizado seu primeiro espetáculo da temporada no dia 12.

Tanto a Sociedade Amigos das Artes quanto o maestro Rydlewski aguardavam uma posição da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura sobre quais seriam os "problemas" no convênio. Para Donadelli, o presidente da Sociedade Amigos das Artes, o mesmo convênio que possibilitou a existência da Filarmônica nos últimos quatro anos e meio foi apresentado para renovação. "Não há problema que eu saiba. Estamos renovando o que havia no convênio anterior. A não ser que a Secretaria de Assuntos Jurídicos tenha visto alguma coisa. Ainda não tenho resposta deles, nem negativa ou positiva", afirmou Donadelli.

Nesta sexta, no mesmo horário em que a Orquestra atrasava o ensaio em virtude da carta enviada por Donadelli, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura encaminhava ao Diário a informação de que o "contrato com a Orquestra Filarmônica foi prorrogado e a partir de hoje (sexta) as atividades voltam ao normal, com a realização de ensaios". Segundo o diretor de Ações Culturais Gonçalo Pavanello, "na segunda-feira, o maestro será chamado para assinar a prorrogação".

Aliviado e ao mesmo tempo aflito para tirar o atraso dos ensaios provocado por essas semanas tumultuadas, o maestro Rydlewski disse: "Por três meses, tudo está em paz".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;