Setecidades Titulo
Parte da população não recebe vacina contra gripe
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
06/04/2010 | 07:53
Compartilhar notícia


Os perfis dos pacientes que tiveram gripe suína no ano passado definiram os grupos que estão recebendo a vacina contra o vírus que provoca a doença, o Influenza A (H1N1). O governo não adquiriu doses para toda a população. Devido a essa estratégia, adultos com idade entre 39 e 59 anos não serão imunizados. Também não são abrangidas pela campanha crianças com mais de 2 anos.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, no ano passado, das pessoas que contraíram a gripe suína 35% tinham alguma doença crônica; 24% estavam na faixa etária entre 20 e 29 anos e 22% eram gestantes. A Pasta não divulgou o índice de crianças de zero a 2 anos que teve a doença.

A campanha de imunização começou pelos profissionais de Saúde, uma vez que precisam estar protegidos para garantir o funcionamento dos serviços da área. No primeiro dia da terceira etapa da vacinação - para pessoas com idade entre 20 e 29 anos -, iniciada ontem, o movimento desse público foi baixo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Grande ABC. Para os profissionais que fazem os atendimentos nos postos, uma das razões pode ter sido o tempo chuvoso.

O maior movimento nos postos ontem foi de doentes crônicos e de mães que levaram crianças com até 2 anos (para esses dois grupos, a vacinação teve início no dia 22 e foi prorrogada até 23 de abril). Já as gestantes podem ser imunizadas até 21 de maio.

As pessoas com mais de 60 anos e com doenças crônicas devem se programar para comparecer aos postos de vacinação entre os dias 24 de abril e 7 de maio.

ATENDIMENTO - Na UBS da Vila Guiomar, em Santo André, foram atendidas 100 pessoas do grupo da terceira etapa, entre 20 e 29. Houve 180 imunizados que fazem parte de outras fases. A expectativa dos enfermeiros na maioria dos postos da região é de movimento intenso no sábado, já que muitas pessoas da faixa etária que começou a ser atendida ontem trabalham e não têm condições de ir à unidade durante a semana. É estimado que 475 mil jovens na região sejam vacinados nesta etapa.

QUARTA FASE - A próxima fase de vacinação será entre os dias 10 e 21 de maio, para pessoas com 30 a 39 anos.

Jovens evitam filas no seu primeiro dia de imunização

Muitos dos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, que compareceram aos postos de vacinação ontem evitaram filas. Foi o caso do agente de locação Tiago Mateus, 24 anos, que foi até a UBS da Vila March, em São Bernardo. "Como sou servidor público, resolvi me imunizar logo para diminuir o risco de contrair a gripe. Minha mulher está grávida e já tomou a vacina", disse.

A recepcionista Natália Azevedo, 19 anos, também foi ao posto ontem. "Não tinha fila e esperei pouco tempo. Me disseram que pode ser que eu tenha febre em dois dias", afirmou.

O desempregado José Veronilson, 20 anos, foi com a irmã até o posto. "Hoje (ontem) foi tranquilo", comentou.

"Algumas pessoas podem ter febre até 48 horas após serem vacinadas. Mas muitas pessoas não têm nada", explicou a enfermeira Silvana Dantonio, de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;