Política Titulo Números
A um dia, pesquisas
apontam indefinição

Ibope mantém vantagem de Dilma, mas Datafolha
capta a alta de Aécio e indica um empate técnico

Por Leandro BaldiniDo Diário do Grande ABC
26/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


As últimas pesquisas de intenções de voto, divulgadas ontem pelos institutos do Ibope e Datafolha, apontam para cenário indefinido entre a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e o senador Aécio Neves (PSDB), às vésperas do segundo turno.

Pelo Ibope, Dilma tem 53% das intenções de voto válido contra 47% de Aécio. Resultado que garante sua reeleição. Já no Datafolha, a petista registra 52%, ante 48% do tucano, configurando empate técnico, já que a margem erro dos estudos é dois pontos percentuais.

Ambos os candidatos à Presidência apresentaram variação numérica no comparativo com últimos levantamentos, apresentados na quarta-feira. Dilma oscilou para baixo em um ponto no Ibope e Datafolha. Em contrapartida, Aécio subiu um ponto nos dois institutos.

VOTOS TOTAIS

No estrato de votos totais, em que também são contabilizadas opiniões de eleitores que votarão em branco, nulo ou indecisos, Dilma perdeu um ponto no Datafolha – de 48% para 47% das intenções – e se manteve no Ibope – 49% da preferência.

Já Aécio cresceu nas duas pesquisas. No Datafolha saiu de 42% para 43% das citações e no Ibope, de 41% para 43%.
De acordo com o Ibope, 3% dos eleitores ainda estão indecisos e outros 5% votarão branco ou nulo.

O instituto ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios, espalhados pelo País, entre ontem e anteontem. O estudo foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal o Estado de S.Paulo.
Segundo o Datafolha, 5% dos brasileiros não sabem em quem votar, mesmo percentual de quem anulará ou votará em branco. A empresa escutou 19.956 pessoas, em 400 municípios, entre ontem e anteontem. A sondagem foi contratada pela Rede Globo e o jornal Folha de S.Paulo. (das Agências)

DEBATE

Parte das entrevistas foi coletada após a realização do debate na Rede Globo, ocorrido na noite de sexta-feira. Também captou influência da denúncia da revista Veja contra Dilma e o ex-presidente Lula.

Conforme Datafolha, 60% dos eleitores assistiram ao embate direto entre a petista e Aécio, sendo que 36% consideraram o tucano como vencedor do debate – 27% deram vitória para Dilma. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;