O crescimento econômico da Coreia do Sul acelerou no terceiro trimestre após o governo adotar medidas destinadas a estimular a demanda doméstica, informou o Banco da Coreia nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 0,9% entre julho e setembro na comparação com o trimestre anterior, segundo números ajustados sazonalmente, após crescer 0,5% no intervalo entre abril e junho. O crescimento reportado no terceiro trimestre deste ano veio em linha com as expectativas do mercado.
Na comparação anual, a economia sul-coreana avançou 3,2% no terceiro trimestre, um ritmo menor do que avanço de 3,5% registrado no trimestre anterior. O mercado sugeria um aumento de 3,4% no período entre julho e setembro.
Os dados do Banco Central da Coreia mostram que os gastos do consumidor se recuperaram, e tanto as despesas do governo quanto os investimentos em construção aumentaram no terceiro trimestre, quando a autoridade monetária tomou uma série de medidas para impulsionar o crescimento econômico.
O governo anunciou um pacote de estímulos de US$ 40 bilhões em julho e, em setembro, elaborou um plano de orçamento para executar um déficit fiscal maior em 2015 para impulsionar a demanda doméstica. Para apoiar os esforços de estímulo, o Banco da Coreia fez dois cortes de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros de referência, um em agosto e outro em outubro, para a mínima recorde de 2%.
No início deste mês, a autoridade monetária cortou a projeção de crescimento do PIB da Coreia de 3,8% para 3,5% em 2014, e de 4,0% para 3,9% em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.