Cultura & Lazer Titulo
Novo vírus vasculha senhas do ICQ
Por Do Diário do Grande ABC
23/09/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


A Symantec anunciu nesta semana a existência de um novo vírus que permite o acesso a senhas, nicknames e logins do ICQ, entre outros danos. O PrettyPark.exe vem anexado a mensagens de e-mail, assim como o Happy99.exe. O nome faz alusao ao seriado South Park e foi difundido a partir de um endereço de e-mail francês, segundo o CanalWeb.

Como todo vírus enviado por e-mail, o PrettyPark.exe só afeta o computador se for executado. Neste caso, ele ativa um screensaver do Windows, cria um arquivo chamado FILES32.VXD no diretório Windows\System e modifica um campo de registro. A partir daí, começa a enviar e-mails para pessoas que estejam no catálogo de endereços do usuário. É assim que o vírus se propaga pela Internet, com mensagens enviadas a cada 30 minutos.

O PrettyPark.exe afeta o ICQ através do IRC, outro programa para troca de mensagens e chat. O vírus se conecta a um servidor de IRC e se loga a um canal. Manda informaçoes a cada 30 segundos para se manter conectado. Através do IRC, o autor do vírus pode obter informaçoes do sistema, como o nome do computador, do produto, o número de registro, os nicknames do ICQ, senhas e logins, entre outros dados.

O Norton AntiVirus, programa criado pela Symantec, tem uma nova versao que corrige os efeitos do vírus. Já é possível baixá-la na Web.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;