Título escolhido pelo Diário para homenagear esta professora símbolo de Santo André, quatro décadas atrás...
Título escolhido pelo Diário para homenagear esta professora símbolo de Santo André, quatro décadas atrás.
No Dia do Professor, a notícia de uma professora querida: Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, a dona Adalgisa.
Os antigos de Santo André têm sempre uma palavra para ela. Uma lembrança. Faltava uma foto, um depoimento, uma homenagem. Quem se incumbiu disto foi o Diário, há exatos 40 anos, numa reportagem com ela escrita por Antonio Carlos Soares, jornalista e professor universitário, com fotos de Antonio Carvalho, o Toninho Mamadeira – como era carinhosamente chamado – depois editor de fotografias num grande jornal de Juiz de Fora, mineirinho que ele é.
A reportagem daquela terça-feira, 15-10-1974, é ilustrada por uma única foto. Aquela e as demais imagens, em negativo preto e branco, integram o Banco de Dados do Diário, uma das riquezas maiores deste jornal.
“Naquele tempo – dizia dona Adalgisa – a população dava mais atenção aos professores. Era mais carinhosa para com a gente.”
Obrigado, Soares, valeu, Toninho.
Sala de aula
Do depoimento de dona Adalgisa, 80 anos em 1974
- O nascimento em Gênova, Itália, em 1894.
- O pai foi diretor da Tecelagem Ipiranguinha, cuja razão social era Silva, Seabra e Companhia Ltda. Ali a jovem Adalgisa inicia a missão de educadora, formando a primeira turma de alunos, por volta de 1911.
“Antigamente a criança com 7 anos já trabalhava e eu então lecionava para eles cerca de uma hora e meia, todos os dias.”
- Ela fundou e dirigiu o Curso São José, uma das primeiras escolas particulares de Santo André, que funcionava no Sítio Tangará, espaço hoje ocupado pelas Fundações ABC e Santo André.
- O nome ‘São José’ do curso foi sugestão de algumas alunas.
- Entre as alunas de dona Adalgisa, Rosa Brancaleoni, Luiza Degni, Bruna e Francisca Lucchesi.
- E mais: médicos, advogados, odontólogos, políticos. Os filhos de Erasmo Assumpção, hoje nome de dois bairros na cidade: Vila Assunção e Parque Erasmo Assumpção.
- Outros alunos seus: professor Acylino Belissomi, Carlos Vicente Cerchiari (da CVC famosa), Milton Batista.
- Antes de montar o Curso São José, dona Adalgisa lecionou em praticamente todas as cidades do Grande ABC, de Ribeirão Pires a São Bernardo, incluindo o bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos.
- Ela viu a construção da primeira unidade Rhodia, em Santo André, inaugurada em 1919 “num pantanal ao lado da estação.”
- O ônibus que ligava Santo André a São Bernardo parava na porta de sua casa e esperava que ela acabasse de tomar sua refeição para ir dar aulas.
E veio a aposentadoria. Dona Adalgisa passou por uma junta médica: foram exatamente seus ex-alunos os encarregados de emitir parecer para que a antiga professora pudesse receber a pensão de aposentadoria.
Diário há 30 anos
Domingo, 14 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5647
Caderno B – Trabalho: acusação contra a construtora Mendes Junior no Iraque; comunicação: o Brasil tem urgência de lançar seu satélite de comunicações doméstico; menor: Santo André diz não ao internato.
Caderno C – Nossa Caixa: em pouco mais de um ano desde sua implantação, a Nossa Caixa Municipal recebeu inscrições de 200 dos 572 municípios paulistas; empregos: reaquecimento na região.
Em 15 de outubro de...
1864 – Celebrado o casamento da princesa Isabel com o Conde d'Eu.
1914 – A guerra. Manchete do Estadão: combate na região de Dixmunde, Yprês e Dunkerque; os aliados repelem os alemães e tomam Yprês; morte de dois generais franceses no campo de batalha.
1939 – Jornal O Estado de S.Paulo publica pela primeira vez uma radiofoto, que foi enviada por rádio de Berlim a Nova York e de lá a São Paulo por avião.
1959 – Inaugurado o novo visual do Nosso Bar, estabelecimento histórico em frente à estação de Santo André, com jardim de inverno, restaurante, confeitaria, pizzaria e panificação, iniciativa de Joaquim da Silva Grillo.
1969 – Fundação Universitária do ABC lança 1.000 exemplares do Catálogo Biomédico do Estado de São Paulo. A publicação foi elaborada sob a supervisão de Diná Aguiar Población, bibliotecária/chefe da Faculdade de Medicina do ABC.
1974 – Jorge Najha, superintendente do INPS, visita São Bernardo.
Hoje
- Dia do Professor
- Dia da Normalista
- Dia do Caçador
Santos do dia
- Na estampa, Santa Teresa D’Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515 – 1582). Carmelita. Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: O caminho da perfeição, Pensamentos sobre o amor de Deus e O castelo interior. Considerada a Padroeira dos Professores.
- Eutímio
- Tecla de Kitzingen
Município Paulista
- Ilha Solteira. Elevado a município em 1991, quando se separa de Pereira Barreto.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.